Mercado

UNAMA promove dia de Economia Solidária, no campus Belém

A programação contou com feira de artesanatos , palestras, exibição de documentário, apresentações musicais e desfiles de moda, além da premiação 'Andorinhas'

A UNAMA – Universidade da Amazônia celebrou, na última segunda-feira (16), o Dia Nacional da Economia Solidária com um circuito de atividades promovidas pelo projeto “Rede Andorinhas”, no campus Alcindo Cacela, em Belém. A programação contou com feira de artesanato e gastronomia, palestras temáticas, exibição de documentário, apresentações culturais e desfile de moda sustentável, culminando com a entrega da premiação “Destaques 2024”.

Durante o dia, visitantes exploraram a feira de produtos artesanais e comidas típicas instalada no hall de entrada da Instituição de Ensino Superior (IES), onde produtores locais exibiram suas criações. As palestras abordaram temas como legislação da Economia Solidária, estratégias para fortalecer o setor e iniciativas de cooperação internacional, proporcionando um amplo debate entre estudantes, professores e a comunidade. No período da tarde, o público também acompanhou a exibição do documentário “Hoje Estamos Aqui: Breve História de um Sound System Amazônico”, dirigido por Darien Lâmen, que trouxe reflexões sobre a cultura regional.

O projeto Rede Andorinhas é uma iniciativa de pesquisa científica desenvolvida pela Unama, por meio do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Conhecimentos para o Desenvolvimento Socioambiental (PPGC). Criado há nove anos como extensão universitária, o projeto evoluiu para um programa de investigação acadêmica que une saberes culturais e geração de renda. “Hoje celebramos não apenas o Dia Nacional da Economia Solidária, mas também os avanços conquistados ao longo da última década. A Rede Andorinhas desempenha um papel fundamental ao aliar conhecimento acadêmico com a valorização da produção local”, destacou João Arroyo, professor do PPGC e mentor do projeto.

A programação cultural contou com apresentações de carimbó, cordel e um sarau poético, que enalteceram a riqueza da tradição amazônica. O desfile de moda sustentável Ecosol encerrou a noite, reforçando o compromisso com práticas inovadoras e ambientalmente responsáveis.

Premiação Andorinhas – A cerimônia de premiação “Destaques 2024” homenageou parceiros que contribuíram para o sucesso da Rede Andorinhas, incluindo a reitora da UNAMA, Betânia Fidalgo Arroyo, representada pela diretora acadêmica Bárbara Brasil. “A Rede Andorinhas vai além de um projeto acadêmico; é um movimento que conscientiza sobre práticas solidárias e valoriza a produção artesanal dentro do ambiente universitário. Estamos honrados em integrar essa rede que simboliza o futuro da economia e da sustentabilidade”, celebrou Bárbara.

Foto: Quezia Dias (Ascom UNAMA)

COMPARTILHAR
Mostrar Mais

guaranyjr

Guarany Jr Prof. de Graduação e Pós de Marketing, Jornalismo e Propaganda, Jornalista, Comentarista, Consultor, Administrador, Palestrante - Belém - Pará - Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo