Prefeitura de Belém conclui a revitalização de mais 168 boxes na feira tradicional do Ver-o-Peso
A Prefeitura de Belém concluiu a revitalização de mais 168 boxes novos e modernos na feira tradicional do Ver-o-Peso, na Campina, para atender aos setores de Refeição (com 112 boxes), Lanche e Mingau (28) e Açaí (28), que ficam ao lado do Solar da Beira. Antes do Círio de Nazaré, outros 120 novos boxes já foram entregues aos feirantes.
Os 168 espaços começaram a ser reformados pela Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb) no dia 14 de outubro deste ano. A entrega será feita em breve pelo prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, e pelo secretário municipal de Urbanismo, Lélio Costa. Na manhã desta quarta-feira, 18, o secretário vistoriou os novos e modernos boxes.
Avanço
“Os novos boxes seriam entregues em janeiro de 2025, mas a Prefeitura de Belém conseguiu acelerar as obras para o remanejamento dos trabalhadores, antes mesmo do Círio. Agora, mais uma vez, a Prefeitura avança com as obras de mais 168 boxes em quatro setores, atendendo aos pedidos dos feirantes”, afirmou Lélio Costa, que já vistoriou diversas vezes as obras no Complexo Ver-o-Peso, com 25 mil metros quadrados e é a maior feira livre da América Latina.
Para o feirante Alberto Silva, do setor Açaí, a melhor ação feita na feira tradicional foi a atual revitalização. “A reforma foi tão esperada por nós, feirantes. Já estamos até ansiosos para voltar para nosso boxe, com barraca e estrutura novas, piso novo. A COP-30 vem aí e isso vai ser muito gratificante, muito bom pra gente. Que cada um cuide bem do seu boxe, para manter todo tempo este lugar limpo e bonito”, disse o feirante.
120 boxes já entregues recebem novas lonas antichamas
Mesmo antes do Círio, de 26 de setembro a 11 de outubro de 2024, outros 120 boxes totalmente revitalizados já foram entregues aos trabalhadores dos setores de Maniva (26), Raízes (12), Polpa (10), Artesanato (16) e Refeição (56), que ficam atrás do Solar da Beira. Estes espaços estão recebendo instalações de novas lonas antichamas.
A nova cobertura do Ver-o-Peso é também mais leve e garante maior conforto térmico, translucidez e resistência. Além da cobertura em lona e novos boxes, toda a feira tradicional do Ver-o-Peso conta com novas instalações elétricas e hidráulicas, nova pavimentação, iluminação com LED e especial, além de todas as prevenções contra incêndio.
Complexo Ver-o-Peso
A feira tradicional está incluída na ampla reforma do Complexo Ver-o-Peso, uma das obras mais esperadas pela população da cidade, que ajuda a preparar Belém para a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025, a COP 30. O evento ocorrerá em novembro e deixará um grande legado para a capital paraense.
Abrangência
A execução da obra no complexo pela Seurb é feita pela empresa Multisul e o remanejamento dos permissionários para os novos boxes é feito pela Secretaria Municipal de Economia (Secon).
Além da feira tradicional, as obras do Complexo Ver-o-Peso abrangem as áreas do Mercado de Peixe e Mercado de Carne, com avanço de 60% em cada obra; Ladeira do Castelo, a qual já está toda concluída; Pedra do Peixe, que entrou em obras no último dia 6; e estacionamento, que terá obras em breve.
Fonte: Agência Belém