Combate às mudanças climáticas mobiliza membros do Governo Federal
O encontro avaliou o progresso do governo federal na mitigação de mudanças climáticas
O secretário Nacional de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Carlos Tomé Junior, representou o Ministério das Cidades na terceira reunião anual do Comitê Interministerial sobre Mudança do Clima (CIM), realizada nesta quarta-feira (18), em Brasília. O encontro serviu para atualizar a implementação da Política Nacional sobre Mudança do Clima (PNMC), além de avaliar os avanços no combate às mudanças climáticas.
Para o secretário Carlos Tomé, o momento é fundamental para o futuro das cidades, em especial para prepará-las para minimizar as consequências de eventos climáticos. “Discutimos ações estratégicas e integradas para o enfrentamento da mudança do clima, com foco em soluções sustentáveis e no fortalecimento de políticas públicas que promovam a resiliência e o desenvolvimento de cidades mais verdes e inclusivas”, afirmou.
Entre os tópicos debatidos, a Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC) do Brasil no Acordo de Paris e a aprovação do primeiro Relatório Bienal de Transparência (BTR) tiveram destaque. Os dois documentos fortalecem o compromisso do Brasil com a redução de emissões de gases de efeito estufa e o monitoramento das ações climáticas.
Os participantes ainda receberam atualizações gerais sobre o andamento do Plano Clima, instrumento estratégico que orienta a implementação das metas da PNMC. O Ministério das Cidades, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, conduz um dos 17 Planos Setoriais do “Plano Clima Adaptação”. A iniciativa faz parte do esforço do governo federal para prevenir e lidar com os danos causados pelas mudanças climáticas.
O que é o CIM?
O Comitê Interministerial sobre Mudança do Clima reúne representantes de diversos ministérios e órgãos federais e desempenha um papel central na articulação das políticas climáticas nacionais. A aprovação desses instrumentos reforça o compromisso do Brasil com o Acordo de Paris e o esforço global para enfrentar os desafios climáticos atuais e os que surjam no decorrer do tempo.
Fonte: Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidade