Mercado

Sistema OCB/PA apresenta diagnóstico e plano de ação para cooperativas de reciclagem da Grande Belém

Em um encontro repleto de expectativas e novas possibilidades, no dia 13 de dezembro, foi apresentado o resultado do diagnóstico realizados nas cooperativas de reciclagem da região metropolitana de Belém. Promovido pelo Sistema OCB/PA, o plano de ação é a solução para o melhor desempenho das cooperativas no âmbito organizacional e produtivo.

Estiveram presentes no evento representantes das cooperativas COOTPA, CONCAVES, ACCSB e Filhos do Sol, além de representantes do SEBRAE, que participaram como convidados e potenciais parceiros futuros. O diagnóstico realizado servirá como base para um plano de ação robusto, que inclui capacitações personalizadas de acordo com as necessidades específicas de cada cooperativa.

Foto: Divulgação
O plano de ação elaborado por meio da analista Cynthya Aquino, para as cooperativas é um esforço estruturado para fortalecer a gestão, organização e eficiência, aumentando a competitividade e da sustentabilidade desse segmento tão essencial para a economia circular e o meio ambiente. O plano tem inicio com a adesão à trilha Avaliacoop, a partir do Diagnóstico Identidade, que mapeia a realidade das cooperativas.

Em seguida, serão oferecidos cursos e capacitações, como o curso doutrinário, que reforça os fundamentos do cooperativismo e a importância da governança. Além disso, haverá palestras e oficinas focadas na segurança e saúde no trabalho, destacando o uso correto de EPIs, e na qualificação da prestação de serviços, com a elaboração de portfólios para sensibilizar a comunidade sobre a separação de materiais recicláveis. Por fim, será trabalhada a adequação da produção às Normas Regulamentadoras, promovendo um impacto mais efetivo e sustentável no segmento de reciclagem.

O diagnóstico realizado nas cooperativas de reciclagem ganha ainda mais relevância em um contexto estratégico: em 2025, o estado do Pará será palco da COP30, um evento global sobre mudanças climáticas que destaca a sustentabilidade como prioridade. Nesse cenário, a atuação estruturada e eficiente das coops será essencial para evidenciar o papel do cooperativismo na promoção da economia circular e na gestão responsável de resíduos. A iniciativa permite que as cooperativas não apenas se organizem internamente, mas também se posicionem como agentes transformadores, alinhados aos desafios ambientais globais e preparados para contribuir para as discursões pautas da COP30.

O Sistema OCB/PA reafirma, a importância do seu papel como fomentador e propulsor no desenvolvimento desse modelo de negócio, promovendo soluções concretas e estruturantes para o crescimento exponencial das cooperativas, de diversos segmentos, no estado.
Fonte: Ascom/SistemaOCB/PA
COMPARTILHAR
Mostrar Mais

guaranyjr

Guarany Jr Prof. de Graduação e Pós de Marketing, Jornalismo e Propaganda, Jornalista, Comentarista, Consultor, Administrador, Palestrante - Belém - Pará - Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo