Açaí se torna sinônimo de sucesso para empreendedor paraense
Marca paraense “AçaíMan” já conta com seis lojas em Belém e uma em Piracicaba, interior de São Paulo
“A ideia de criar a marca surgiu na pandemia, e o que me motivou foi perceber que já havia várias açaiterias na cidade, mas que não tinham o sabor do nosso açaí, da Amazônia. Então, resolvi criar uma marca 100% paraense nos moldes da cultura marajoara. Percebi que existia essa demanda reprimida, do público que gosta de um produto mais adocicado, e criei um produto diversificado, voltado para o público que aprecia o açaí, o público juvenil, o público fitness, mas também para o turista”, explica Ronildo.
Com a ideia em mente, em fevereiro de 2023, ao lado da esposa Maysa Rêgo, o microempreendedor abriu a primeira loja da AçaíMan, em Belém. O sucesso foi praticamente instantâneo e a marca se expandiu para além das fronteiras paraenses. Hoje, a marca conta com seis unidades em Belém e uma em Piracicaba, no interior São Paulo, somando sete espaços em operação no Brasil.
Valorizando o sabor tradicional do fruto paraense, os clientes que frequentam as lojas contam com uma grande quantidade de produtos criados a partir do açaí, com acompanhamentos de frutas e elementos regionais, que conferem um sabor único às criações diversificadas.
“Nossa grande conquista foi criar uma marca de açaiteria em Belém, então acredito que foi algo muito desafiador, pois existe a barreira do açaí sem açúcar ou açaí nutella, então essa marca virou uma franquia e hoje já está presente na maior capital do país, que é São Paulo”, completa ele, que é formado em Marketing e possui pós-graduação em Gestão de Negócios.
Como em todo negócio, Ronildo conta que encontrou dificuldades para estabelecer a ideia, mas que persistiu no sonho. Sua trajetória empreendedora começou cedo, aos 14 anos, vendendo joias. Desde então, já administrou negócios na área da gastronomia, com pipoca gourmet, na área de seguros e até uma empresa de condomínios. Mas ele diz que só encontrou sua verdadeira vocação quando decidiu criar a AçaíMan. “Empreender é a arte de colocar ideias, pensamentos e objetivos em prática”, completa ele.
Uma das maiores conquistas do microempreendedor foi criar uma marca que equilibra tradição e inovação, provando que a autenticidade do açaí paraense pode conquistar paladares fora da Amazônia. Ele atribui grande parte do aprendizado à sua relação com o Sebrae no Pará, que o ajudou a estruturar a parte burocrática do modelo de franquias, isso tudo graças as consultorias prestadas pela instituição.
Para os futuros empreendedores, Ronildo deixa uma mensagem. “Crie um produto apaixonante para o público, e foque nos clientes para que eles sintam a mesma coisa que você sente por esse produto”, finaliza ele, que tem como meta criar 50 franquias da marca até o ano de 2030, em todo o Brasil.
Fonte: Agência Sebrae de Notícias