Editoras Verde e Guia comemoram parceria e sucesso do Livro do Círio Oficial
As editoras Verde e Guia realizaram no Grand Mercure Hotel, no último dia 9, em conjunto com o Ministério do Turismo, um evento exclusivo para selar e comemorar a parceria e o sucesso do Livro do Círio Oficial, em sua 16ª edição.
Da forma que o paraense gosta e está acostumado, os anfitriões receberam convidados especiais, autoridades, patrocinadores da publicação, gestores e diretores do Círio de Nazaré, com o famoso tacacá na cidade do ministro paraense Celso Sabino.
A Secretária Executiva Ana Carla Lopes participou do evento representando Celso Sabino e falou sobre a importância da inciativa para o turismo não só do Pará e região, mas para o Brasil e o mundo, inclusive quando registrou o crescimento do turismo religioso e a relevância da discussão desse tema. Ainda acrescentou que essa é uma parceria de grande valia para todos que tende se consolidar a cada ano.
O jornalista Mauro Bonna das editoras Verde e Guia, um dos editores responsáveis pela publicação que tem a chancela da Arquidiocese de Belém, Congregação dos Padres Barnabitas e Diretoria da Festa de Nazaré representando uma equipe de mais de 40 profissionais envolvidos na editoração do já conceituado e tradicional livro, falou sobre a trajetória, o sucesso e a importância inegável desse registro histórico e cultural em uma publicação requintada do Círio de Nazaré, um verdadeiro compendio de informações e imagens.
O Círio que é a maior manifestação católica do mundo é reconhecido desde 2013 como Patrimônio Imaterial da Humanidade, pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), bem como Patrimônio Cultural do Brasil, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), desde 2004.
Esta é uma das obras mais importantes sobre o tema, que retrata de forma fidedigna a fé dos paraenses e reúne aspectos relevantes sobre toda a simbologia e história dessa manifestação que é também a maior procissão mariana do mundo, que vai muito além da sua religiosidade, envolve e movimenta a cultura, a arte, a economia local, a gastronomia regional e sobretudo, junta as pessoas das mais diversas crenças.
Fonte: Ascom/Editoras Verde e Guia