Artemyn promove ação de saúde em comunidade com foco em hipertensão e diabetes
Ação levou atendimento cardiológico e endocrinológico para sete comunidades próximas a empresa
A Artemyn, empresa que extrai e beneficia o minério caulim em Ipixuna e Barcarena no Pará, reafirma o seu compromisso com o bem-estar das comunidades na área ao redor da empresa, em Ipixuna do Pará, realizou a ação “Saúde na Comunidade” voltada para os moradores da região. A iniciativa buscou oferecer atendimentos médicos gratuitos e exames preventivos para o diagnóstico precoce de hipertensão, diabetes e problemas cardiológicos, condições prevalentes e de grande impacto na saúde pública.
“As comunidades ficam muito distantes do centro de Ipixuna e às vezes os moradores demoram entre duas horas e meia ou três horas para chegar no centro da cidade e isso dificulta o acesso a alguns serviços de saúde. Então nossa intenção foi deixá-los mais próximos destes atendimentos e compreender neste primeiro momento, após a triagem, quais as principais especialidades precisam ser levadas até eles em próximas ações”, disse Caroline Oliveira, representante da Atemyn que acompanhou a ação no local.
Os atendimentos aconteceram entre outubro e dezembro de 2024 nas comunidades de Cajueiro, Vila Oliveira, Deus por Nós, Fé em Deus, Santo Antônio, Santa Maria do Bacuri e Aparecida. Durante a ação, foram realizados exames como aferição de pressão arterial, eletrocardiograma e teste rápido de glicemia, sendo que toda a divulgação foi feita por mensagens de celular e com o auxílio de agentes de saúde e líderes comunitários que com a equipe social da Artemyn foram pessoalmente na casa dos moradores.
Dona Maria Raimunda dos Santos, moradora da Comunidade Santa Maria do Bacuri, trabalha em uma escola local como servente. Ela conta que o atendimento foi bem-vindo, já que muitas pessoas nunca tiveram acesso a alguns médicos. “Eu fui bem atendida. Eu fiz o eletrocardiograma e o resultado saiu no mesmo dia. Muitas pessoas precisavam passar com um cardiologista e a empresa deu todo o suporte para levar até lá a consulta, então as pessoas se sentiram muito felizes, pois isso nunca tinha acontecido antes”, afirmou.
Após a triagem inicial, conduzida por um clínico geral, os pacientes que apresentaram alterações nos exames foram encaminhados para o atendimento especializado. No total, 63 encaminhamentos foram realizados para cardiologistas, enquanto 8 pacientes foram direcionados para endocrinologistas.
Além disso, os resultados reforçam o impacto positivo da ação. Nas comunidades atendidas, foi possível alcançar percentuais significativos da população, como 100% na comunidade Deus por Nós e mais de 50% em Cajueiro. Esse modelo de cuidado integrado evidencia a importância de aproximar os serviços de saúde das comunidades, promovendo acesso e conscientização.
“Queremos realizar agora um balanço do que os médicos diagnosticaram, porque a partir dessa primeira consulta, os médicos mapearam informações muito maiores do que questões básicas de saúde que vão desde a necessidade de ginecologistas até exames mais específicos. Esse mapeamento é muito importante para organizar as ações futuras que serão realizadas ao longo de 2025”, completou a representante.
Sobre a Artemyn
A Artemyn, que antes pertencia ao grupo Imerys e que foi recentemente adquirida pelo Grupo Flacks, está comprometida em realizar iniciativas que impactem diretamente a qualidade de vida das populações locais, levando saúde e dignidade para quem mais precisa.
Fonte: Temple Comunicação/ Por Caroliny Pinho