Mercado

Na Unama, coordenador do curso de Fonoaudiologia destaca a qualidade de vida além da comunicação

Profissionais da área ampliam possibilidades de atuação, de clínicas a escolas, com impacto significativo na sociedade

A capacidade de se comunicar efetivamente é fundamental para todas as áreas da nossa vida. Na semana que celebra o Dia do Fonoaudiólogo, destacamos a importância desses profissionais para garantir que todos possam se expressar e se conectar de forma plena. Michael Sabino, coordenador do curso de Fonoaudiologia do UNAMA – Centro Universitário da Amazônia, explica como o acompanhamento com o profissional pode contribuir para a promoção da qualidade de vida e o papel da comunicação eficiente no dia a dia.
 

“A fonoaudiologia é uma ciência que abrange diversos aspectos da comunicação humana: fala, audição, linguagem, voz e até funções como a deglutição. Uma área onde muitos só conhecem ao precisarem de ajuda, mas deveria ser valorizada por todos. Nosso objetivo é fazer as pessoas expressarem melhor, escutem com mais clareza e, em última análise, vivam com mais qualidade”, destaca Sabino.

 

Por meio dessa área, é possível tratar diversas condições, desde atrasos no desenvolvimento da fala em crianças até dificuldades de deglutição em pacientes com doenças neurológicas. “Também trabalhamos na reabilitação auditiva, ajudando profissionais da voz, como cantores e professores, e no suporte a pessoas que enfrentam problemas como zumbido, processamento auditivo central e sequelas de AVC”, explica o coordenador.
 

O fonoaudiólogo possui um campo de atuação amplo e diversificado. Ele pode trabalhar em clínicas, hospitais, escolas, empresas e até em áreas tecnológicas como a audiologia, envolvendo aparelhos auditivos e implantes cocleares. “Além disso, há oportunidades no setor educacional, auxiliando no desenvolvimento escolar, e no campo estético, voltado para a motricidade orofacial. A profissão é dinâmica e oferece novos desafios a cada dia, proporcionando um impacto significativo na vida das pessoas”, ressalta o coordenador.

Entre as diversas contribuições da fonoaudiologia, a melhoria da qualidade de vida é uma das mais significativas. “Uma criança quando consegue se comunicar muda sua trajetória e a da família. Ao recuperar a audição, o adulto volta a se sentir parte da sociedade. E um idoso que supera dificuldades para deglutir recupera dignidade. Essas transformações, embora pareçam sutis, têm um impacto imenso na autoestima e no bem-estar geral”, reflete Sabino.

Fonte: Ascom Unama por Henrique Brito
COMPARTILHAR
Mostrar Mais

guaranyjr

Guarany Jr Prof. de Graduação e Pós de Marketing, Jornalismo e Propaganda, Jornalista, Comentarista, Consultor, Administrador, Palestrante - Belém - Pará - Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo