Aprender um segundo idioma na infância atrapalha o desenvolvimento da língua materna?
Uma das principais preocupações dos pais em relação ao ensino bilíngue na infância é se o aprendizado da língua materna não será prejudicado. Porém, estudos apontam que o estudo de uma segunda língua estimula as capacidades cognitivas das crianças, o que impacta na aprendizagem de forma geral, pois o cérebro delas é especialmente adaptado para assimilar múltiplos idiomas simultaneamente.
A criança passa então a observar melhor a língua materna, percebendo as diferenças e semelhanças devido à flexibilidade do cérebro na primeira infância. “Como o cérebro da criança está em pleno desenvolvimento, ela é totalmente capaz de entender as regras gramaticais das diferentes línguas, seja do inglês ou do português. É claro que esse avanço ocorre de forma gradual de acordo com a faixa etária de cada criança”, explica a educadora da Escola Canadense de Belém, Caroline Aguiar.
De acordo com Caroline, a criança integra as palavras em inglês ao seu vocabulário de forma natural o que facilita o aprendizado sem prejudicar a língua materna. “Há uma capacidade de absorção diferenciada devido à plasticidade cerebral, o que permite a assimilação de novas informações e o recebimento de novos estímulos a todo momento, o que garante o aprendizado de dois idiomas ao mesmo tempo”, destaca.
“O mais interessante é que todo esse processo é feito de forma leve e divertida, pois criança aprende brincando. São muitas as descobertas feitas durante a aulas e não há aquela vergonha ao falar como existe entre nós adultos, por isso elas não tem medo de errar ao pronunciar as palavras”, acrescenta. “Aprender inglês na infância não atrapalha no aprendizado da língua materna, pelo contrário, oferece uma série de ganhos para a criança, contribuindo para o seu desenvolvimento intelectual e social”, finaliza a educadora.
Fonte: Imprensa NM Comunicação