Cooperativa COOPERCAU é finalista com a melhor mistura no VI Concurso Nacional de Cacau na Bahia
A Cooperativa COOPERCAU, de Novo Repartimento, alcançou mais um marco em sua trajetória ao ser reconhecida no VI Concurso Nacional de Cacau da Bahia, na categoria “Mistura 2024 do BRASIL”, um reconhecimento que celebra a excelência na produção dos cooperados.
O prêmio uma iniciativa que reconhece as melhores práticas das cooperativas brasileiras. A cerimônia aconteceu no Hangar em Belém e reuniu líderes do setor e representantes governamentais reforçando a importância do cooperativismo para o desenvolvimento econômico e social do estado.
A produção premiada dos produtores cooperados João Evangelista, João Rios e Odair José são produzidas em conformidade com práticas agrícolas sustentáveis. E pelo quarto ano consecutivo, a cooperativa é vencedora na mesma categoria. Neste ano, o cooperado Odair José, do assentamento Tuerê, também foi selecionado para disputar o concurso internacional de melhor Cacau do mundo, que acontecerá em 2025 em Amsterdam.
*História*
Fundada há mais de duas décadas, a cooperativa COOPERCAU possui 36 cooperados, cuja cadeia produtiva é a produção de amêndoas de cacau. Para 2025, a cooperativa já planeja lançar a agroindústria com a produção de chocolate.
Nos últimos anos a cooperativa passou por vários ajustes com objetivo de se tornar mais competitiva frente aos desafios do mercado do cacau. E isso tornou os cooperados mais confiante de que estão no caminho certo, principalmente pela procura de produtores da região interessados em se cooperar.
De acordo com o diretor presidente, Ney Ralison Silva de Oliveira, essas premiações reforçam o potencial do cacau do Tuerê e o resultado do trabalho que vai desde a pesquisa para seleção das sementes disponibilizadas as famílias, seguindo as orientações da assistência técnica desde o início dos plantios até a região se tornar referência na produção de amêndoas de qualidade.
Ele destacou ainda, que a participação no concurso vem despertando o interesse dos produtores em adotar práticas mais sustentáveis nas lavouras de cacau que predominantemente são feitas em Sistemas Agroflorestais (SAF’s), além do interesse pelo cooperativismo como forma de buscar melhores condições no momento da comercialização da produção.
“O Sistema OCB/PA tem sido um grande parceiro da nossa cooperativa, onde temos buscado a resolução de problemas comuns as cooperativas que trabalham com cacau ou chocolates, um desses desafios tem sido a melhoria e profissionalização da gestão da cooperativa e a disponibilidade de assistência técnica contínua às famílias produtoras”, afirmou o presidente.
“Essas premiações representam o resultado do trabalho e dedicação que junto às parcerias a gente vem representando a região, a agricultura familiar e através da cooperativa estamos cada vez mais fortes”, destacou o cooperados João Rios de Sousa.
Com uma história pautada pela união de esforços, sustentabilidade e compromisso com a qualidade, a COOPERCAU demonstra que o trabalho coletivo é o caminho para grandes conquistas no mercado.
>>>>>>>>>>>
*#Reconhecimento* | A Cooperativa *COOPERCAU*, de Novo Repartimento, alcançou mais um marco em sua trajetória ao ser *reconhecida* no Concurso Nacional do Cacau especial do Brasil, na categoria *“Mistura 2024 do BRASIL”,* um reconhecimento que celebra a excelência na produção dos cooperados.
A produção premiada dos produtores cooperados *João Evangelista, João Rios e Odair José* são produzidas em conformidade com práticas agrícolas sustentáveis. E pelo quarto ano consecutivo, a cooperativa é vencedora na mesma categoria. Neste ano, o cooperado Odair José, do assentamento Tuerê, também foi selecionado para disputar o *Concurso Internacional de melhor Cacau do mundo, que acontecerá em 2025 em Amsterdam*.
Leia a matéria completa em nosso site, no link: https://bit.ly/3ZyivR4
#SistemaOCBPA #SomosCoop