Cultura

Jovens do Programa Aprendiz Cooperativo realizam Seminário de soluções viáveis para um futuro mais sustentável no cooperativismo

Na terça-feira (26), foi realizado no auditório do Sistema OCB/PA o Seminário “Cooperativismo Paraense: Soluções Sustentáveis”, apresentado pelos jovens participantes do Programa Aprendiz Cooperativo do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Pará (SESCOOP/PA) que atende à Cooperativa UNIMED BELÉM, com a participação de representantes das cooperativas SICREDI NORTE, UNIMED BELÉM e COOTPA.
O objetivo do evento foi mostrar como as cooperativas podem liderar a transição energética, utilizando fontes renováveis; destacar o papel das cooperativas agrícolas na promoção da segurança alimentar, além de conscientizar sobre o papel da educação cooperativista para formar cidadãos responsáveis e conscientes.
Durante as apresentações, os aprendizes abordaram temas estratégicos com foco na educação, inovação, impacto social e colaboração intersetorial para mostrar como o cooperativismo paraense pode ser um modelo de sustentabilidade, ligando suas práticas às metas globais de combate às mudanças climáticas e às diretrizes da COP30.
De acordo com a instrutora Alana Adinaele a ideia é fazer com que os jovens coloquem em prática tudo o que aprenderam nas aprendizagens teóricas, além de mostrar que o cooperativismo têm impacto social, econômico e é um modelo de negócio pensado nas pessoas.
“Essa iniciativa foi muito além de expor as ideais acerca do cooperativismo paraense, mas sobre o trabalho em equipe, o pensar no futuro e como fazer a diferença na comunidade. São momentos como esses que mostram o quanto construir juntos é bom e o que podemos alcançar com tudo isso. Foi um momento cheio de trocas positivas, inspirações e que com toda a certeza vai marcar a vida desses jovens”, pontuou Alana.
A iniciativa destacou o protagonismo da nova geração de cooperativistas, que apresentou projetos inovadores e pautas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Durante o evento, os aprendizes demonstraram como o modelo cooperativista pode ser uma solução prática para desafios como a gestão de recursos naturais, a economia circular e a geração de empregos.
 “O cooperativismo paraense tem muito a contribuir na agenda global para o clima, e incentivar e apoiar a atuação dos jovens na construção de um futuro mais sustentável, é essencial”, destacou Luciane Fiel, analista do Sistema OCB/PA.
A realização do seminário reflete a importância de capacitar jovens para que assumam o protagonismo em um contexto em que sustentabilidade e desenvolvimento caminham juntos.
Fonte: Ascom/Sistema OCB por Marciélen Souto
COMPARTILHAR
Mostrar Mais

guaranyjr

Guarany Jr Prof. de Graduação e Pós de Marketing, Jornalismo e Propaganda, Jornalista, Comentarista, Consultor, Administrador, Palestrante - Belém - Pará - Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo