Congresso de Gente e Gestão 2024 encerra com debates sobre desenvolvimento humano em Belém
Organização lançou, no último dia de programação, mais dois eventos marcados para o ano que vem
O XIX Congresso de Gente e Gestão, realizado nos dias 29 e 30 de novembro, no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, pela Associação Brasileira de Recursos Humanos do Pará (ABRH-PA), chegou ao fim gerando importantes debates sobre inovação, liderança e tecnologia e propondo soluções estratégicas para os desafios atuais da gestão de pessoas e desenvolvimento humano. Também foram lançados os eventos de 2025.
Com cerca de 40 palestrantes locais e nacionais, o evento reuniu lideranças, gestores, empresários e estudantes em uma programação intensa e diversificada, que abordou temas como transformação digital, práticas de liderança eficazes e o papel da tecnologia na gestão de talentos. A programação também contou com a “Expo Negócio”, com mais de 30 expositores, e a “Arena do Conhecimento”, onde palestras gratuitas foram realizadas. Houve ainda apresentações musicais e de dança.
No ano da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que será realizada em Belém em novembro de 2025, a ABRH-PA também se insere no contexto de destaque e promove dois importantes eventos na temática de gente e gestão, liderança, inovação e sustentabilidade: no dia 15 de maio, o Simpósio da Amazônia; e em 10 e 11 de dezembro, o XX Congresso de Gente e Gestão, que ocorrerá na Estação das Docas, com o tema “HumanizaRH para Transformar”.
Equilíbrio entre tecnologia e humanização
De acordo com o presidente da ABRH-PA, Junior Lopes, o Congresso consolidou-se como um dos maiores eventos do setor no país, refletindo a evolução do mercado e a necessidade de equilíbrio entre tecnologia e humanização nas empresas. “É o maior evento de gestão de pessoas da região e ele está alinhado com as transformações que as empresas vêm enfrentando. Com o tema deste ano, Trilhando Negócios Humanizados na Amazônia, com foco em tecnologia e em pessoas, buscamos retratar um momento em que as empresas precisam ser mais tecnológicas, mas sem deixar de lado a humanização”, diz.
Ele ainda também ressalta o compromisso com a sustentabilidade dentro do evento, que foi Carbono Neutro. “Vamos compensar toda a emissão de carbono gerada, inclusive com o plantio de árvores, mostrando que, mesmo sendo uma entidade voltada para a gestão de pessoas, também estamos preocupados com a sustentabilidade ambiental, social e de governança. Esperamos que as empresas possam levar tudo que vivenciaram aqui, adaptar e implementar de forma estratégica em suas realidades.”
O apoio institucional do Congresso ficou com a Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-Brasil). Segundo o presidente da entidade, Paulo Sardinha, o evento se tornou um marco não apenas para a região amazônica, mas também para todo o país. Nos últimos anos, diz ele, houve uma evolução do conceito de gestão de pessoas ao longo dos anos.
“Há 20 anos, fazer recursos humanos era algo limitado ao ambiente interno da organização. Falava-se em recrutar, treinar e remunerar. Hoje, essa perspectiva mudou completamente. Fazer gestão de pessoas significa prestar atenção no que está acontecendo fora das organizações, na sociedade como um todo. Produtividade, saúde e bem-estar são temas que precisam estar no centro das discussões. No final das contas, estamos sempre lidando com o bem-estar das pessoas, o que é fundamental para equilibrar as demandas do mercado com a qualidade de vida.”
Programação teve palestrantes nacionais
Os dois dias de Congresso tiveram uma programação variada, com a presença de grandes líderes e palestrantes nacionais. Na sexta-feira (29), por exemplo, a cofundadora do Grupo Sabin, Janete Vaz, falou sobre estratégias de liderança, engajamento, produtividade e inovação; e o médico fisiologista Eugênio Mussak abordou a liderança e o futuro.
Já no sábado (30), o ator e escritor Nizo Neto fez uma palestra sobre o legado da família no processo de crescimento profissional; a escritora Mayanna com Y falou sobre liderança leve; e a comunicadora e escritora Cris Páz abordou conceitos sobre a longevidade. O encerramento ficou a cargo do professor e palestrante Dante Freitas, sobre “humanware”, uma nova fundação empresarial.
Além do palco principal, o Congresso contou com a “Expo Negócio”, com mais de 30 expositores, e a “Arena do Conhecimento”, onde foram realizadas palestras gratuitas. A programação diversificada oferecerá também apresentações musicais, criando um ambiente de networking e troca de conhecimentos entre os participantes.
Apoiadores e parceiros
O XIX Congresso de Gente e Gestão contou com grandes apoiadores, parceiros e patrocinadores. A Hydro é um dos grandes apoiadores e a Vale entrou com o patrocínio ouro, entre tantos outros. A Head de RH das Operações Norte e Nordeste da Vale, Vanessa Mendes, ressalta que “foi uma satisfação estar aqui mais uma vez patrocinando o Congresso de Gente e Gestão da ABRH-PA em Belém”.
Na opinião dela, esse é um evento que já se consolidou como um dos principais fóruns de discussão sobre gestão de pessoas e desenvolvimento organizacional da região. “A Vale não poderia ficar de fora desse movimento de discussões muito ricas. Nós participamos de palestras, trocas e aprendizados muito importantes com várias empresas regionais e nacionais que puderam compartilhar boas práticas falando sobre inovação, sobre tecnologia, sobre sustentabilidade, e como não poderia deixar de ser, claro, sobre gestão de pessoas”, detalha.
Segundo a gestora, essa foi mais uma oportunidade para a Vale reforçar seu compromisso de apoiar o desenvolvimento socioeconômico das regiões onde a companhia atua. O evento também reafirma o compromisso da ABRH-PA em fomentar debates que contribuam para o avanço da gestão de pessoas, consolidando o Congresso como um dos mais importantes do setor na região amazônica.