A UNAMA – Universidade da Amazônia promove, no próximo sábado (23), das 9h às 12h, a ação social “Respeito e igualdade: um futuro sem violência”, em alusão ao mês da Consciência Negra e ao Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher, celebrado dia 25 de novembro. A iniciativa é destinada à comunidade da escola de samba Bole-Bole, localizada no Guamá, em Belém. Estão envolvidos no evento: Escola de Negócios Ubíqua, Núcleo de Responsabilidade Social e cursos de Direito, Moda, Gastronomia, Psicologia, Odontologia, Estética e Relações Internacionais da Instituição de Ensino Superior.
São ofertadas aos moradores da comunidade oficinas de turbantes e gastronomia, serviços de limpeza de pele e contação de histórias e ensinamentos de higiene bucal para as crianças. Além disso, a ação conta com palestras sobre combate à violência contra a mulher e debate relacionado à consciência negra e não-valorização da mulher negra. Durante a ação, também é realizado o lançamento do e-book “A dualidade da violência de gênero: impactos na vida doméstica e profissional das mulheres”, de autoria dos docentes Regina Cleide Teixeira, Marcele Lima de Moraes, Renato Silva da Conceição, Lívia Fátima Reis, Ana Carolina Monteiro, Fabiana Araújo Sodré e Vitória Campos Belo.
A iniciativa tem papel fundamental para expandir os debates sobre consciência racial e de gênero, afirma a coordenadora da Escola de Negócios Ubíqua e docente da UNAMA, Regina Cleide Teixeira. “Essa ação social marca duas datas muito representativas para a comunidade brasileira. E a parceria com a escola de samba Bole-Bole leva para todos da comunidade a compreensão de conceitos e valores da equidade social”, acrescenta.
Fonte: Por Quezia Dias/Assessoria de ImprensaUnama Belém