Ministro das Cidades, Jader Filho, defende maior empoderamento dos prefeitos diante dos desafios para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos
Ministro discursou para gestores de diversos lugares do mundo
O ministro das Cidades, Jader Filho, defendeu um maior empoderamento dos prefeitos diante dos desafios para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. O discurso foi realizado neste domingo (17), no Rio de Janeiro, durante o último dia do Urban 20. Na plateia, representantes de diversas cidades de todo o mundo.
“Nossos prefeitos e gestores regionais estão na linha de frente, encarando desafios cotidianos que afetam diretamente suas comunidades. Portanto, eles são mais do que administradores locais, são os legítimos protagonistas no enfrentamento das diversidades ambientais e sociais. Conhecem a fundo as realidades, as particularidades, as necessidades e as urgências dos cidadãos. Isso faz deles atores insubstituíveis e em busca de incessantes soluções”.
Jader Filho reforçou que “não há justiça climática, sem justiça social, sem justiça urbana” e defendeu o estímulo aos fóruns regionais. “São os prefeitos e gestores locais que criam, adaptam e inovam, desenvolvendo respostas práticas para soluções em situações reais, que variam conforme a realidade de cada cidade e bairro e vila. Quando apoiamos seus esforços, estamos na verdade fomentando a resiliência”, ressaltou o ministro.
O discurso foi ouvido por uma plateia formada por prefeitos e delegações de diversas cidades espalhadas pelo mundo. Entre os dias 14 e 17 de novembro, o Ministério das Cidades participou, no Rio de Janeiro, de encontros do G20 Urban e do G20 Social. O objetivo foi debater as realidades urbanas e sociais, seus problemas e soluções. Confira mais informações no site e nas redes sociais do Ministério das Cidades.
Fonte: Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades