Maria José Caluff lança seu livro, “Era uma vez nós três – uma infância na Amazônia”
Conheça, aqui, a obra da escritora paraense
Entre tramas e bordados eis que surge um interessante e delicado tecido da memória, feito ao longo de anos a fio. Como uma diligente fiandeira, Maria José revive o passado, suas origens e muitas histórias de vidas que se entrelaçaram com a sua.
De maneira despretensiosa, a autora nos instiga a sentarmos ao seu lado e observarmos as idas e vindas do seu tear, que vai ao passado distante, buscar rendas e bordados que não mais existem, para enfeitarem a trama de sua existência.
Por muitos anos, Maria teceu, desfiou, bordou, escreveu e apagou suas incontáveis linhas que aos poucos iam construindo o tecido/livro chamado “Era uma vez nós três”.
Em paralelo, ela confeccionava, mesmo sem perceber, o precioso registro de uma espécie de aristocracia rural do Baixo Amazonas. Fazendeiros que, apesar de morarem à beira dos igarapés, como o Igarapé dos Currais, cultivavam hábitos e gestos de grande nobreza, prezavam pela boa educação, praticavam a solidariedade e possuíam um conhecimento empírico admirável. É um retrato de sociabilidades e vivências que parecem inverossímeis aos olhos da contemporaneidade.
O texto é cativante e a leitura muito agradável. A autora alterna dados genealógicos com fatos históricos, memórias pessoais e “causos engraçados”, com uma riqueza de detalhes impressionante, como é o caso da descrição de várias cantigas de rodas e brincadeiras infantis que faziam parte da cultura da época.
Surge, então, um interessante enfrentamento entre o campo e a cidade, entre o passado e o presente, entre infância e maturidade em uma história que Maria José Caluff oferece através de suas memórias afetivas. Esta primeira e grande obra, publicada após seus 80 anos, marca com louvor a grandeza de sua existência, que reverbera em todos aqueles que fazem parte de sua amada família e que são seu maior legado.
Por Paula Andréa Caluff Rodrigues
Doutora em Comunicação, Linguagem e Cultura, Mestre em Patrimônio Cultural, Pedagoga, Arquiteta e Primogênita da autora
Serviço:
“Era uma vez nós três – uma infância na Amazônia”
Lançamento: 18 de novembro
Horário: das 17h às 19h
Local: Coworking e Café
Endereço: Serzedelo Corrêa, 15 – Belém-Pará
Fonte: Assessoria