O Fato do Dia

Aposentadoria: Veja o que diz a Psicóloga Larissa Bezerra

Larissa, concede entrevista para este portal e orienta sobre planejamento

A paraense Larissa Bezerra, psicóloga, com atuação destacada na área de Saúde e Envelhecimento Saudável, concede entrevista a este portal e fala sobre Aposentadoria. Veja o que ela diz, e como orienta nossas leitores e nossos leitores. Leia, na íntegra.

Foto: Arquivo Pessoal

1- Maravilha, vou me aposentar! Será?

R- Será que a aposentadoria é algo positivamente esperado, desejado e promissor nos tempos atuais? – Hoje em dia temos informações, estudos e legislação sobre esse tema e estes apontam pra seguinte realidade: a aposentadoria ainda que seja para alguns um momento desejado, sonhado, planejado, ainda assim é um processo que atravessa a vida do trabalhador em amplos aspectos e desta forma pode também trazer a tona: dúvidas, desafios e até problemas na fase pré e pós aposentadoria.

2- ⁠Aposentadoria é um marco na vida do trabalhador. Fato ou fake?

R- A aposentadoria é um marco, sem dúvida, mas não necessariamente positivo ou negativo, talvez um pouco de cada. Dependendo da experiência de vida de cada um e das possibilidades construídas para a vida pós-carreira, podemos admitir que a aposentadoria pode trazer novas oportunidades, ou perdas e impactos capazes de afetar vários aspectos da vida do trabalhador e para além dele alcançar a sua família, a empresa e organizações. De forma mais ampla, é preciso sinalizar que a aposentadoria é um tema que- enquanto membros de uma sociedade que envelhece e se aposenta de forma e em condições diversas- precisamos refletir, nos responsabilizar e cuidar em diversos aspectos.

3- É possível se preparar, planejar, programar o futuro pós-carreira?

R- O mais indicado é justamente se preparar para essa importante mudança, porque não é só a rotina de ir para o trabalho que vai mudar, estudos indicam perspectivas de impactos múltiplos, que inclui desde um novo dia a dia, até enfrentamento de desafios na relações familiares, questões financeiras e aumento do risco de distúrbios de comportamento e adoecimento psicológico e físico. Portanto, se preparar pra essa mudança de vida, requer passos que podem e devem começar antes do processo de aposentadoria propriamente dito.

4- Como melhor usufruir da aposentadoria?

R- Seria ótimo ter uma única receita, mas precisamos responder essa pergunta admitindo que cada pessoa deve ser um membro ativo na construção do seu próprio “manual” de pós-carreira, já admitindo que este pode sofrer alterações ao longo do tempo, de novas circunstâncias e experiências. Bem, mas apesar de afirmar que cada um pode usufruir de forma diferente da aposentadoria. Temos que considerar que a nossa saúde física, mental e social, são pilares nesse processo. E mais, que para vivenciar a aposentadoria de forma saudável e significativa, precisamos nos conhecer e nos responsabilizar por nossas escolhas, sermos parte ativa no processo do aposentar-se. Planejar a vida financeira, a rotina, investir nas relações importantes, abrir- se para novas possibilidades: hobbies, tarefas, e quem sabe exercer novas funções ou até mesmo se lançar em novos trabalhos. Em síntese, para melhor usufruir da aposentadoria , precisamos: -conhecer sobre assuntos que permeiam esse processo -conhecer sobre si mesmo nesse processo- desejos, experiências, expectativas, possibilidades e limitações. A aposentadoria é um tema muito relevante quando pensamos sobre saúde e envelhecimento, foi um prazer falar um pouco sobre esse vasto tema sob o olhar da psicogerontologia.

Da Redação 

COMPARTILHAR
Show More

guaranyjr

Guarany Jr Prof. de Graduação e Pós de Marketing, Jornalismo e Propaganda, Jornalista, Comentarista, Consultor, Administrador, Palestrante - Belém - Pará - Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to top button