Poliana Bentes Gomes: A COP30 vai além de um evento. É um potencial de transformações
A Consultora Poliana Bentes Gomes concede entrevista ao Portal Guarany Júnior.
Poliana tem destacada atuação em nosso mercado, em especial, quando se trata de Amazônia.
Leia, na íntegra, a entrevista de Poliana Bentes Gomes, CEO da BNTS Consultoria.
1. O que representa a COP30 p30ara Belém, para o Pará, para o Brasil e para o mundo?
A COP30 em Belém é uma conquista histórica e representa uma oportunidade de colocar a Amazônia no centro das discussões globais sobre sustentabilidade e preservação. Para Belém e o Pará, significa visibilidade e o reconhecimento da importância da nossa região para o equilíbrio climático mundial. Para o Brasil, é uma chance de reafirmar o seu papel como protagonista ambiental, e para o mundo, é uma oportunidade de focar em soluções para os desafios climáticos diretamente na Amazônia, uma das maiores reservas de biodiversidade do planeta. Essa COP representa a união de esforços locais e globais em prol de um futuro sustentável.
2. A COP30 é oportunidade ou um leque de oportunidades?
A COP30 é, sem dúvida, um leque de oportunidades. Vai além de um evento; ela traz consigo potenciais transformações econômicas, sociais e ambientais. Empresas locais e globais poderão explorar novos caminhos para investimentos sustentáveis, e o Pará pode se tornar um exemplo de desenvolvimento que respeita o meio ambiente. Além disso, é uma chance única para o fortalecimento da infraestrutura, do turismo, da educação e da conscientização ambiental na nossa região. São inúmeras possibilidades para quem estiver preparado para abraçá-las.
3. Que segmentos serão mais impactados?
Os segmentos mais impactados serão aqueles ligados ao desenvolvimento sustentável e à economia verde, como energia renovável, conservação ambiental, agricultura sustentável e turismo ecológico. Além disso, setores de infraestrutura, transporte e hotelaria também sentirão o impacto positivo, pois a COP30 já está movimentando a economia local e atraindo investimentos para a nossa região. Instituições acadêmicas e de pesquisa também serão beneficiadas, pois esse é um momento de troca de conhecimentos e avanços científicos.
4. Quais os legados da COP30?
O maior legado da COP30 será a conscientização e o fortalecimento de políticas públicas voltadas para a sustentabilidade. Esperamos que a COP30 deixe uma infraestrutura melhorada para a cidade de Belém, além de um avanço nas discussões sobre preservação e uso responsável dos recursos naturais. Outro legado importante é o incentivo ao desenvolvimento de uma economia de baixo carbono, que pode trazer novos modelos de negócio para a região e oportunidades de capacitação e emprego para a população local.
5. Sua mensagem ao Pará
Estamos diante de uma oportunidade única de mostrar ao mundo a força e a importância da Amazônia. Que possamos abraçar essa responsabilidade com seriedade e compromisso, mostrando que é possível crescer economicamente respeitando o meio ambiente. A COP30 é nossa chance de liderar pelo exemplo, construindo um legado que beneficiará as próximas gerações. Vamos em frente nos preparando para sediar o evento e com orgulho de mostrar nossas raízes para o mundo!