Cultura

Companhia Moderno de Dança apresenta a dança-filme “Encantarias de Nós”

Projeto leva a experimentação em dança para as telas e aborda a relação do corpo com as encantarias da Amazônia. Audiovisual estreia em Belém e segue para cinco municípios do Pará.

O coletivo Companhia Moderno de Dança lança nesta segunda-feira (18), a dança-filme “Encantarias de Nós”. A obra híbrida promove um ineditismo estético-conceitual no Norte do país, ao unir experimentações artísticas nas áreas da dança e do audiovisual. A première será para convidados, com sessões às 18h e às 19h30, no Cine Sesc, em Belém.

O projeto contempla ainda a exibição da dança-filme e a realização de rodas de conversa e oficinas gratuitas nos municípios de Ananindeua, Curuçá, Castanhal e Abaetetuba, ao longo do mês de novembro. Em dezembro, o projeto terá ações em Benevides e retorna à Belém para uma sessão aberta ao público no Cine Líbero Luxardo.

Foto: Dani Cascaes

O produto é um média-metragem, dirigido por Alan K. Guimarães, que tem como objetivo principal o desenvolvimento de um processo criativo em dança, inspirado no universo das encantarias dos rios da Amazônia e na relação com as encantarias-corpos dos intérpretes-criadores.

Tendo como cenário de gravações a Ilha do Combu, a obra audiovisual apresenta a relação do ser humano com as encantarias da Amazônia presentes no imaginário paraense, a partir de experiências imersivas de contato com os elementos da floresta, como as folhas, a terra, e o ar. Com isso, a obra busca construir novas proposições criativas entre o corpo, a câmera, o movimento e a imagem.

O elenco é formado por dez artistas paraenses, o qual contou com concepção coreográfica de Rosângela Colares. O processo de criação durou em torno de dez meses, entre experimentação e composição coreográfica, gravação, edição e produção final da obra.

Com a dança-filme, as proponentes e produtoras do projeto, Leylla Melo, Luiza Monteiro e Paola Pinheiro buscam trazer para o centro da criação em dança o contexto sociocultural da região Amazônica, a partir da temática das encantarias dos rios, especialmente no que diz respeito ao conceito da Encantaria-Corpo, desenvolvido na tese memorial de Doutorado de Luiza Monteiro. “Atualmente, a Amazônia vem sendo cada vez mais o centro das discussões locais, nacionais e mundiais. Estar na Amazônia como artista requer delicada atenção de conexão com a cultura numa perspectiva dialógica entre o local e o universal”, destacam as produtoras.

Foto: Dani Cascaes

Elas frisam ainda que a aproximação com temáticas cuja abrangência possibilitem uma imersão, gera redimensionamento da cultura e da arte. “Abordar como temática deste projeto as encantarias é instaurar redes de conexão com a cultura paraense em uma perspectiva local, porém, com possibilidades de redimensionamento da mesma para que seja ponto de descoberta de novas possibilidades de pensar e fazer a cultura local na contemporaneidade”.

O projeto tem fomento do Programa Funarte Retomada 2023 – Dança. É uma realização da Funarte, do Ministério da Cultura/ Governo Federal e Companhia Moderno de Dança.

ACESSO GRATUITO À CULTURA
As sessões de exibição da dança-filme serão abertas e gratuitas para toda a comunidade pertencente aos cinco municípios que receberão as ações, como estímulo à apreciação estética e artística da dança e à promoção de diálogos transversais com outras linguagens artísticas.

A iniciativa visa também ocupar espaços culturais nos municípios do interior do estado, onde o incentivo à produção e à disseminação da arte é ainda mais escasso.

ACESSIBILIDADE
O projeto adota medidas de acessibilidade comunicacional. Para tal, foi feita uma versão da dança-filme com audiodescrição e legendas. Haverá também a interpretação simultânea na Língua Brasileira de Sinais (Libras), durante as oficinas e rodas de conversas.

Além disso, no dia 19 de novembro, haverá uma sessão exclusiva para a Unidade Educacional Especializada (Uees) José Álvares de Azevedo, espaço de aprendizagem destinado para alunos com deficiência visual.

COMPANHIA MODERNO DE DANÇA
Atuante na cena artística paraense com trabalhos de pesquisa, experimentação, criação e produção em artes cênicas na Amazônia, a CMD foi fundada há 21 anos, em uma antiga instituição de ensino formal de Belém do Pará, o Colégio Moderno, de onde originou-se o nome do grupo.

Estimulado pelo desejo de vivenciar a arte do movimento de forma investigativa e autoral, o coletivo pesquisa a dança a partir de suas relações com o corpo tendo como eixo norteador de seus processos estímulos e imersões conectados com as experiências de vida dos intérpretes-criadores.

Já foram produzidos 11 espetáculos cênicos de 2003 a 2023, bem como a realização de outras iniciativas como o Projeto Social Aluno-Bailarino-Cidadão (2006-2018) e o Festival Escolar de Dança do Pará – FEDAP (2002-2015).

FICHA TÉCNICA “ENCANTARIA DE NÓS”

Um filme de Alan K. Guimarães
Uma Produção de Companhia Moderno de Dança e Fábrica de Imagens
Em Parceria com Centro Cultural Porta Azul

Direção – Alan K. Guimarães
Roteiro – Alan K. Guimarães e Rosângela Colares
Concepção Coreográfica – Rosângela Colares
Produção Executiva – Leylla Melo, Luiza Monteiro e Paola Pinheiro
Assistentes de Produção – Renata Alves, Renatta Vale
Imagens Marcelo Barbosa, Marcilio Henrique Diego Feitosa, Rogério Cereja e Max Lima
Assistentes de Câmera – Paulo Santos
Som direto – Edson Cabral
Montagem – Mario Costa
Colorista – Adalberto Junior Fritto
Trilha Sonora – Thales Branche e Armando de Mendonça Filho
Figurino – Grazi Ribeiro
Maquiagem – Allyster Fagundes
Fotografia Cênica – Danielle Cascaes e Tarcísio Gabriel
Artes Gráficas/ Cartaz – Danielle Cascaes
Artes Gráficas/Redes Sociais – Luiza Imbiriba

SERVIÇO:
LANÇAMENTO DA DANÇA-FILME “ENCANTARIAS DE NÓS”
Dia: 18/11, segunda-feira
Hora: 1ª sessão, às 18h / 2ª sessão, às 19h30
Local: Cine SESC
Premier para convidados – exibição mais roda de conversa

CIRCULAÇÃO “ENCANTARIAS DE NÓS”

BELÉM
Data: 19/11, terça-feira
Hora: 10h às 11h30 – exibição (com áudio descrição) mais roda de conversa
Local: UEES José Álvares de Azevedo

Data: 16/12, segunda-feira
Hora: 19h30
Local: Cine Líbero Luxardo

ANANINDEUA
Data: 23/11, sábado
Hora: 9h30 às 11h – oficina. 11h às 12h – exibição mais roda de conversa

CURUÇÁ
Data: 23/11, sábado
Hora: 18h às 19h30 – oficina. 19h30 ate 20h30 exibição do filme e roda de conversa

CASTANHAL
Data: 26/11, terça-feira
Hora: 19h às 20h30 – oficina. 20h30 às 21h – exibição mais roda de conversa

ABAETETUBA
Data: 30/11, sábado
Hora: 9h30 às 11h – oficina. 11h às 12h – exibição mais roda de conversa

BENEVIDES
Data: 07/12 – sábado
Horário: 16h às 17h30 – oficina. 18h às 19h – exibição mais roda de conversa

Fonte: Assessoria
Por: Ize Sena

COMPARTILHAR
Mostrar Mais

guaranyjr

Guarany Jr Prof. de Graduação e Pós de Marketing, Jornalismo e Propaganda, Jornalista, Comentarista, Consultor, Administrador, Palestrante - Belém - Pará - Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo