Prefeitura lança o Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Belém
O Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Belém foi lançado, na tarde desta segunda-feira, 11, no Palácio Antônio Lemos. Criado pela Prefeitura de Belém, por meio da Coordenação de Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional (Copsan), o plano faz parte de uma estrutura de combate à fome e à desnutrição na capital paraense. Por meio do Plano serão feitas ações concretas e coordenadas entre órgãos municipais e federais.
O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, participou do lançamento e explicou que o Conselho de Segurança Alimentar está estabelecido e, agora, o plano vai ser efetivado. “Belém dá essa contribuição para o estado. Nós já contamos com o Bora Belém, ações da Copsan com cestas básicas para famílias vulneráveis e estamos dando essa contribuição ao Pará e ao Brasil no combate à fome. Esse plano é eficaz para esse combate”.
O plano foi construído, de forma conjunta, entre órgãos municipais e organizações não-governamentais. A reativação do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), por meio do Governo Federal, também ajudou na implementação do plano, explicou a presidente do Consea, Graciete Nascimento. “Estamos esperando há 30 anos. Nunca conseguiram, mas agora foi feito e está executado. Nem o estado conseguiu. É um momento histórico para nós, foi construído por técnicos e será colocado em prática”, explicou.
O plano é regido pela Lei 9.898.8, do Conselho Municipal de Segurança Nutricional e Alimentar de Belém. “Essa lei diz que a população tem o direito de ter na sua mesa, alimentação de qualidade e segura”, explicou a titular da Copsan, Merilene Silva Costa.