Homens estão mais conscientes da importância da detecção precoce do câncer de próstata
O mês de novembro é voltado à promoção à saúde masculina, sendo o dia 17 o Dia D de combate ao câncer de próstata. Diante da importância da conscientização a respeito da doença, a campanha Novembro Azul surge na Austrália a partir da iniciativa da própria sociedade civil. Quase 30% de todos os tumores registrados no Brasil são de próstata, mas, apesar da ampla prevalência, há grandes chances de cura quando a descoberta é precoce.
É o que explica o médico Maurício Massulo, urologista no Hospital Nossa Senhora de Guadalupe. “Estima-se que cerca de 60 mil novos casos de câncer de próstata são detectados por ano no Brasil. Todo mundo conhece alguém que já teve ou terá essa doença, porque é um tumor muito frequente”, informa.
Segundo ele, o rastreamento é fundamental, pois a ocorrência é silenciosa: “Em sua fase inicial, o tumor não causa nem um tipo de sintoma. É por esse motivo que precisamos fazer o rastreamento da doença”.
Sobre o momento adequado de se procurar um médico, Massulo esclarece que, segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, deve-se procurar o especialista a partir dos 50 anos. Porém, para quem tem histórico na família, o rastreamento deve ser feito já a partir dos 45 anos. Nos dois casos, o retorno ao consultório deve ocorrer uma vez por ano.
Existem dois tipos de exames para o rastreamento do câncer de próstata: a dosagem de PSA e o toque retal. O ideal é que ambos sejam realizados. A boa notícia é que o urologista tem percebido no cotidiano do consultório homens mais bem informados e dispostos a fazer os exames necessários. “Acredito que isso é devido, justamente, a essas campanhas de conscientização”, pontua.
Fonte: CA Comunicação Por Bianca Leão