Alepa sedia Encontro Regional Interlegis
O senador Jader Barbalho abriu os trabalhos, declarando aberto, oficialmente, o Encontro Interlegis
O Poder Legislativo do Pará promoveu, na manhã desta segunda-feira (4), o Encontro Regional Interlegis, em parceria com o Senado Federal. A iniciativa conjunta do presidente da Assembleia Legislativa (Alepa), deputado Chicão (MDB), e do senador Jader Barbalho (MDB), apresentou ao público palestras voltadas para o desenvolvimento sustentável, incluindo a abordagem da utilização de inteligência artificial na pauta ambiental, especialmente entre municípios.
O encontro Interlegis na capital paraense visa à capacitação de servidores dos poderes legislativos municipais e de agentes políticos do Pará. A programação ocorre estrategicamente um ano antes da realização da COP30, marcada para novembro de 2025. A intenção é oferecer ferramentas para a promoção da sustentabilidade no Estado e na Amazônia.
A abertura oficial contou com a presença do presidente da Alepa, deputado Chicão (MDB); do senador Jader Barbalho (MDB); do coordenador do Interlegis, Nilo Bairros; do procurador-geral de Justiça, César Mattar Jr; e do conselheiro e vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE/PA), Fernando Ribeiro. Também participaram os deputados Iran Lima (MDB), Fábio Freitas (Republicanos), Carlos Bordalo (PT), Eliel Faustino (UB), Adriano Coelho (PDT) e Coronel Neil (PL), além de diversas autoridades paraenses.
Para o presidente Chicão, realizar o Interlegis em Belém é uma forma de promover possibilidades. “Esse encontro é uma oportunidade para todos os que atuam no serviço público. Temos aqui vários vereadores que poderão aprimorar algumas discussões, como a questão climática e a inteligência artificial. Ou seja, o Encontro do Interlegis é de grande importância para o avanço do trabalho do Legislativo”, disse.
Ainda segundo o chefe da Casa de Leis, a Alepa passa a fazer parte da Rede de Sustentabilidade do Legislativo, em parceria com a Câmara Federal. “O acordo que o Poder Legislativo firmou com o Senado Federal e a Câmara Federal é muito importante e pioneiro, e disponibilizará informações e oficinas a todos os legislativos paraenses. A Assembleia Legislativa do Pará se torna a primeira do Brasil a aderir a esta rede de inovação e sustentabilidade. É um momento muito significativo para o Poder Legislativo”, declarou.
Após a fala do presidente Chicão, o senador Jader Barbalho abriu os trabalhos, declarando aberto, oficialmente, o Encontro Interlegis. “Quero registrar a minha alegria em ter participado da abertura desse Encontro. O Poder Legislativo, graças ao presidente Chicão, acaba de fazer algo que será fundamental para a modernização do Poder Legislativo estadual. A integração à Rede de Sustentabilidade do Legislativo é um passo grandioso para o Pará. O que o Legislativo Paraense faz é em favor da sociedade. Todos estão de parabéns pelo convênio com o lnterlegis, em especial a Alepa”, destacou.
Para o coordenador do Interlegis, Nilo Bairros, o Programa Interlegis é a porta de entrada para que as câmaras municipais e casas legislativas melhorem os serviços oferecidos à população. “O Interlegis é o acesso que permite ao vereador e aos deputados um melhor trabalho direcionado para a comunidade”, disse.
Nilo lembra também que, sem o legislativo fortalecido, não existe uma democracia forte. “E, para fortalecer o legislativo, é necessário que a gente coloque o melhor aparato tecnológico e de conhecimento para as câmaras municipais, principalmente pelas muitas desigualdades existentes no Brasil. Por isso, é preciso combatê-las também no Legislativo”, finalizou.
Além das palestras no período da manhã, à tarde serão ministradas as oficinas Sustentabilidade e Administração Pública: Alinhamento Estratégico para COP30, com a consultora legislativa do Senado Federal, Karin Kassmayer; e IA Verde: Inteligência Artificial e Sustentabilidade, com Tadeu Sposito do Amaral, coordenador de Mídias Digitais do Senado Federal.
Saiba mais sobre o Interlegis
O Interlegis é o programa do Senado Federal que objetiva fortalecer o Poder Legislativo, estimulando a modernização e a integração das Casas de Lei. Realiza sua missão por meio de transferência de tecnologia e ações de capacitação (presenciais e à distância) e atua em áreas como: tecnologia, informação, comunicação e capacitação. Todos esses pontos colaboram para a modernização do legislativo brasileiro.
No portal www.interlegis.gov.br estão os dados sobre o legislativo em todas as esferas. O site funciona também como um canal de divulgação das atividades, projetos e programas que servirão como exemplos para outras Casas Legislativas.
Texto: Andrea Santos- AID – Comunicação Social
Fonte; Ascom/Alepa por Ana Paula Sampaio
Assessoria de relacionamento