Hospital Regional do Tapajós é contemplado com programa de desenvolvimento do SUS
Parceria com o Proadi-SUS, destinada a reduzir pela metade casos de infecção hospitalar, visa melhorar a qualidade e a segurança dos cuidados aos pacientes no sudoeste paraense
Em uma iniciativa que visa fortalecer a redução das taxas de infecções relacionadas à assistência em saúde, o Hospital Regional do Tapajós (HRT), em Itaituba, sudoeste do Pará, recebeu nesta semana equipe técnica do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS). O objetivo foi iniciar a implementação de estratégias que visam reduzir, em até 50%, o índice de infecção hospitalar, ampliando a qualidade dos cuidado oferecidos aos pacientes. A ação é realizada em conjunto com o Ministério da Saúde.
O Programa Proadi-SUS é composto por seis hospitais de referência no Brasil, que colaboram para desenvolver ações voltadas à saúde pública. O Hospital Regional do Tapajós, que integra a rede pública de saúde do Governo do Pará, foi selecionado para integrar o Projeto “Saúde em nossas mãos”, devido à relevância regional, sua especialização em traumatologia, cirurgias de alta complexidade e o envolvimento dos profissionais.
Atualmente, o HRT oferece atendimento gratuito em mais de 20 especialidades, dispõe de 153 leitos de internação e conta com Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) adulto, pediátrica e neonatal. Durante a visita, gestores e equipe técnica discutiram as novas medidas que deverão ser adotadas, principalmente na UTI adulto.
Avanço – Segundo Marcela Cristina, coordenadora do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente, a intervenção proporcionará um avanço importante no controle de infecções. O desenvolvimento do projeto, informou a coordenadora, contará com a assessoria do Hospital Beneficente Portuguesa. “O objetivo principal é a segurança do paciente e, com isso, aumentar a eficiência dos tratamentos realizados na unidade”, acrescentou.
Lucas Vergani, diretor Técnico do Hospital Regional do Tapajós, destacou que o combate às infecções hospitalares não apenas diminui a taxa de mortalidade, como promove economia de recursos e insumos. “Cada caso evitado representa uma oportunidade de direcionarmos melhor os recursos, e melhorar o atendimento prestado”, ressaltou.
A ação também visa ter impacto positivo na permanência dos pacientes. Jefferson Barbosa, diretor-geral do HRT, explicou que a adoção do programa permite uma rotatividade maior de leitos sem comprometer a qualidade dos serviços. “A partir da diminuição das infecções, conseguimos reduzir o tempo de internação e, com isso, ampliar o acesso a quem precisa do nosso atendimento especializado”, reiterou.
A primeira fase de implementação das medidas do Proadi-SUS no Hospital Regional do Tapajós projeta avanços na segurança e qualidade do atendimento oferecido à população do sudoeste paraense.
O HRT é administrado pelo Instituto Social Mais Saúde (ISMS), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).
Fonte: Agência Pará
Por Governo do Pará (SECOM)