Sistema OCB/PA apoia cooperativas Coopaflora e D’Irituia no Seminário de Cooperativismo e Diversidade na Bahia
Com o apoio do Sistema OCB/PA, as cooperativas Coopaflora e D’Irituia, participam nos dias 30 e 31 de outubro, do Seminário Cooperativismo e Diversidade, realizado no auditório da Biblioteca da UFRB, na cidade de Cruz das Almas, no estado da Bahia.
O evento marca a última etapa do projeto de pesquisa da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), sobre a diversidade de raça no quadro social e no conselho de administração das 34 cooperativas rurais do Pará que têm maior representatividade quilombola, indígena e de gênero da região.
O seminário reunirá líderes cooperativistas, gestores e pesquisadores, com o objetivo de debater e compartilhar experiências sobre a importância da diversidade nas cooperativas, a inclusão social e a sustentabilidade como pilares do cooperativismo. Esta etapa do evento conta com palestras ministradas pela presidente da cooperativa Coopaflora, Maria Daiana Figueredo e pela secretaria da cooperativa D’Irituia, Nayara Leão Nunes, ambas, com habilidades em gestão de empreendimentos comunitários, cooperativismo e negócios da socio biodiversidade.
A participação das cooperativas se destaca por seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e a valorização das diversidades culturais e regionais.
A Coopaflora tem sua atuação voltada para a agricultura familiar, com foco na produção de sementes e mudas, priorizando a preservação ambiental e o uso consciente dos recursos naturais. Já a D’Irituia, é conhecida por sua produção de farinha de mandioca, polpas de frutas e produtos derivados da agricultura extrativista, promovendo a economia solidária.
O apoio do Sistema OCB/PA, foi fundamental para viabilizar a participação das cooperativas no evento, que por meio de ações coordenadas, a entidade possibilitou a promoção das boas práticas desenvolvidas pelas cooperativas do Pará, reforçando o compromisso com a inclusão social, a equidade de gênero e a diversidade de formas produtivas. “Estou com muita expectativa para representar o meu povo, relatar a nossa experiência com o cooperativismo, levar nosso trabalho e cultura para outras regiões do país. E quero agradecer o Sistema OCB/PA, pela oportunidade de representar o cooperativismo paraense”, declarou Maria Daiana, presidente da cooperativa Coopaflora. Segundo Ernandes Raiol, presidente do Sistema OCB/PA, o seminário é uma oportunidade única para as cooperativas se integrarem e fortalecerem suas redes de cooperação. “Coopaflora e D’Irituia são exemplos vivos de como a diversidade é um pilar essencial do cooperativismo, unindo inclusão e sustentabilidade”, finalizou o presidente.
Fonte: Ascom/Sistema OCB Por Marciélen Souto