Crie reforça inclusão durante a Romaria da Acessibilidade do Círio de Nazaré
O Centro de Referência Intermunicipal de Educação Inclusiva (Crie) vinculado à Secretaria Municipal de Educação de Belém (Semec) participou da segunda edição da Romaria da Acessibilidade, realizada na manhã deste sábado,26, como parte das celebrações do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, em Belém.
O evento foi marcado por uma demonstração de fé e inclusão, promovendo um espaço acessível para romeiros com deficiência ou mobilidade reduzida.
Compromisso com a inclusão
Com o objetivo de proporcionar uma experiência inclusiva e segura para todos os participantes, o Crie mobilizou sua equipe de educadores, técnicos, pais e estudantes. Durante a romaria, o grupo acompanhou de perto as pessoas com deficiência física, auditiva, visual e intelectual, assegurando o acesso adequado a todos os momentos de devoção e fé.
Segundo a coordenadora do Crie, Tatiana Maia, a romaria não é apenas um momento de devoção, mas uma oportunidade de fortalecer o compromisso com a acessibilidade em diferentes espaços da cidade. “Nosso papel é garantir que todos tenham a chance de expressar sua fé, independentemente de suas condições. A fé deve ser vivenciada de forma plena e digna”, destacou a coordenadora.
Inclusão além dos muros da escola
Marcia Caetano, mãe da estudante Maria Alice, falou sobre o momento vivenciado com sua filha, na Romaria da Acessibilidade. “Está sendo um momento maravilhoso e de renovação de fé, assim, através de tantas conquistas, estamos aqui para agradecer a Nossa Senhora e ver que minha filha participa deste momento por meio da educação”, relatou a mãe.
Criada em 2023, a Romaria da Acessibilidade faz parte da extensa programação do Círio de Nazaré, uma das maiores manifestações religiosas do Brasil. A iniciativa tem como objetivo proporcionar um espaço seguro e acolhedor para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, facilitando o acesso de todos os romeiros à festa de fé e devoção à padroeira dos paraenses.