Ministro Jader recebe embaixador do Azerbaijão em Brasília
Infraestrutura das cidades e preparação da sede para a Conferência do Clima (COP29) foram temas de destaque no encontro
O Brasil está protagonizando discussões sobre a importância de planejar o desenvolvimento das cidades com foco na sustentabilidade. Nesta quarta-feira, o ministro das Cidades, Jader Filho, recebeu na sede do ministério o embaixador do Azerbaijão, Rashad Novruz, país que sediará a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP29).
No encontro, Jader Filho ressaltou a necessidade de incluir na agenda da Conferência os debates acerca da infraestrutura das cidades. “Nós temos um grande desafio: discutir soluções para as cidades, para facilitar o dia a dia de quem mora no local. Os problemas ambientais e, consequentemente, as mudanças climáticas têm origem, em sua ampla maioria, onde as pessoas vivem”, disse. “Sei que não vamos resolver o problema em poucos meses, mas precisamos cuidar das pessoas”. O ministro vai participar de um dos painéis da COP 29, cujo tema principal será financiamento climático.
O embaixador apresentou ao ministro o panorama de Baku, capital do Azerbaijão, e as potencialidades para futuras parcerias. A intenção do país é promover um ambiente de debates para busca de soluções conjuntas para a crise climática internacional. “O Brasil como país sede da COP 30, em 2025, está comprometido com o tema”, disse.
A Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP29) de 2024 acontecerá de 11 a 24 de novembro, em Baku, capital do Azerbaijão. Azerbaijão possui vastas reservas de petróleo e gás natural, o que impulsiona sua economia. O setor energético é o principal motor do crescimento econômico, e o país é um dos principais exportadores de petróleo na região.
Fonte: Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades