Cultura

Adelbert Carneiro faz show de retorno ao trabalho autoral instrumental no fim de semana do CCBA

Programação para todos os públicos

A programação do fim de semana no Centro Cultural Bienal das Amazônias conta com atividades para todos os públicos. Na tarde de sexta-feira (25), o CCBA promove uma Oficina de Boizinhos, com exemplares do “bumba-meu-boi”, ministrada pelo artista Cléber Cajun. Ao cair da noite, o CCBA recebe Adelbert Carneiro – Quinteto, com o show que marca o retorno do músico ao trabalho autoral instrumental. O Centro Cultural Bienal das Amazônias tem patrocínio do Instituto Cultural Vale, Shell Brasil e Nubank, via Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Compartilhando o desejo pela curiosidade, a Oficina de Boizinhos dialoga com a exposição “Festas, Sambas e Outros Carnavais”, pois passeia pela história do personagem símbolo de diversas manifestações populares. Durante a oficina, Cléber Cajun abordará as diferenças entre o “Boi bumbá” e “Bumba-meu-boi “, além de explorar suas ramificações e transformações estéticas e históricas.

Cléber Cajun é professor de artes e explica que sua metodologia busca produzir um objeto artístico de forma leve e brincante, como uma das principais características da cultura popular. “Sou filho de artesãos e sempre trabalhei com cultura popular. Sou apaixonado pelas manifestações, pelas festas, máscaras, brinquedos e cantos, isso me traduz também. Me senti muito honrado em ser convidado para participar, eu acho que tem tudo a ver com a minha prática e com quem eu sou. Eu sou cultura popular”, resume o artista.

A oficina vai tratar de forma poética sobre as artes práticas em evento livre para todos os públicos, que ocorrerá na sexta-feira e no sábado (26), das 15h às 18h. Para participar, basta se inscrever no link https://bit.ly/48igN9t.

De volta à programação musical, Adelbert Carneiro – Quinteto celebra seu retorno ao trabalho autoral com o show “De cara pro mato”, título do seu novo álbum. O trabalho em desenvolvimento parte da mistura de linguagens instrumentais, como a música popular feita na Amazônia e o Jazz. Atualmente, o músico é também professor na Escola de Música da Universidade Federal do Pará – EMUFPA.

A apresentação terá Adelbert Carneiro, no baixo; Elias Coutinho, no sax; Herivelton Santos, no piano; Márcio Jardim, na percussão; e Edvaldo Cavalcante, na bateria. O show ainda terá a participação especial do guitarrista Gileno Foinquinos.

“É um trabalho direcionado ao próximo álbum que irei gravar. Vou apresentar algumas músicas novas que estarão nesse trabalho. A minha expectativa é muito grande, porque eu andei um tempo parado por conta de outros compromissos, então agora eu vou recomeçar o meu trabalho instrumental na agenda do CCBA. A minha expectativa é muito grande e estou feliz em apresentar esse show”, ressalta Adelbert Carneiro.

Na manhã de sábado (26), o Centro Cultural Bienal das Amazônias promove uma oficina de dança com o grupo “Tambores do Pacoval – Soure”, uma iniciativa da Associação dos Moradores do Bairro Pacoval, que vem cumprindo a missão de valorizar os mestres da cultura popular de Soure, além de promover a identidade cultural marajoara por meio de ações culturais. As oficinas de dança, percussão e ritmo de carimbó propostas pelo grupo são instrumentos permanentes de aprimoramento e transmissão da cultura local. O conjunto de carimbó também realizará uma apresentação musical para o público do CCBA, às 11h.

Centro Cultural Bienal das Amazônias (CCBA)
Horário de funcionamento: segunda e terça (fechado), quarta e quinta (9h às 17h), sexta e sábado (10h às 20h), domingos e feriados (10h às 15h). Última entrada sempre 1 hora antes do fechamento.

SERVIÇO
Oficina de Boizinhos com Cléber Cajun
Inscrições: https://bit.ly/48igN9t
Dia: 25 e 26 de outubro
Hora: 15 às 18h
Local: Biblioteca do CCBA

Show Adelbert Carneiro – Quinteto
Entrada franca
Dia: 25 de outubro
Hora: 18h30
Local: Térreo do CCBA

Oficina de Dança com “Tambores do Pacoval – Soure”
Entrada franca
Dia: 26 de outubro
Hora: 10h
Local: Térreo do CCBA

Apresentação Musical “Tambores do Pacoval – Soure”
Entrada franca
Dia: 26 de outubro
Hora: 11h
Local: Térreo do CCBA

Fonte: Jambo Comunicação

COMPARTILHAR

guaranyjr

Guarany Jr Prof. de Graduação e Pós de Marketing ,Jornalismo e Propaganda, Jornalista, Comentarista, Consultor, Administrador, Palestrante - Belém - Pará.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo