Cooperativas promoveram sustentabilidade e solidariedade nas ruas de Belém durante o Círio de Nazaré
No último domingo (13), as cooperativas Concaves, Cootaral, ACCSB, Filhos do Sol, Coopetri, Coopernorte e Sicoob Primavera, desempenharam um papel fundamental na preservação do meio ambiente e no apoio aos romeiros, durante a maior manifestação religiosa da região Norte, o Círio de Nazaré, em Belém.
A festa religiosa, que atrai milhões de devotos todos os anos, contou com o trabalho das cooperativas Concaves, Cootaral, ACCSB, Filhos do So e Coopetri, na coleta de resíduos sólidos e as cooperativas Coopernorte e Sicoob Primavera, na distribuição de água durante o evento.
Um dos maiores desafios enfrentados durante o Círio de Nazaré é a geração de resíduos sólidos. Com o grande fluxo de pessoas, o volume de lixo produzido aumenta significativamente, o que exige uma ação coordenada para garantir que, ao final do evento, as ruas fiquem limpas e que os resíduos sejam descartados de maneira correta.
Neste ano, uma parceria entre a Concaves, Cootaral, ACCSB, Filhos do Sol, Coopetri, e a Prefeitura Municipal permitiu que as cooperativas assumissem esse desafio de realizar um trabalho na coleta de resíduos sólidos durante o evento. Elas mobilizaram suas equipes para garantir que os resíduos gerados pelos fiéis fossem recolhidos, separados e destinados para reciclagem. Essa ação não só evitou o acúmulo de lixo nas vias públicas, mas também incentivou a conscientização ambiental entre os participantes.
“Pela primeira vez fechamos parceria com a prefeitura e fomos indenizados por esse trabalho durante o círio, isso gerou renda para os cooperados ao mesmo tempo em que promovemos a preservação ambiental”, declarou a presidente da cooperativa Concaves, Débora Baía.
Com o calor intenso e o esforço físico durante a procissão, a distribuição de água se tornou uma ação fundamental, proporcionando alívio e hidratação para os fiéis. A Coopernorte e o Sicoob Primavera se concentraram em garantir o bem-estar dos romeiros. Com o apoio de voluntários, as cooperativas distribuíram água, garantindo que os romeiros pudessem continuar sua jornada de fé com segurança.
De acordo com Ernandes Raiol, presidente do Sistema OCB/PA, a participação das cooperativas no Círio de Nazaré vai além do fornecimento de serviços essenciais.
“Elas representam o verdadeiro espírito de solidariedade e colaboração que o cooperativismo promove. Ao cuidar do meio ambiente e ao prover cuidados para os romeiros, as cooperativas não só atendem às necessidades práticas do evento, mas também reforçam seu compromisso com a comunidade e com a sustentabilidade”, ressaltou o presidente.
Por: Marciélen Souto
Fonte: Sistema OCB/PA