Mercado

Show do Clube da Guitarrada e oficinas culturais movimentam fim de semana no CCBA

Pela primeira vez o CCBA participa do Projeto Circular, promovendo uma oficina de Brinquedos de Miriti para os integrantes do Circuitinho Circular

Aberta para visitação no último dia 11 de outubro, a exposição “Festas, Sambas e Outros Carnavais” segue encantando o público e, neste final de semana, terá uma ampla programação ocorrendo, conjuntamente, no Centro Cultural Bienal das Amazônias que tem patrocínio do Instituto Cultural Vale, Shell Brasil e Nubank, via Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Na sexta-feira (18), o CCBA oferece ao público a oficina de dança “Sons de guitarrada”, com o especialista em dança latino amazônica, Jean Patrick. A programação é gratuita e começa às 17h30. Os dançarinos também participarão do show “A Música Instrumental Amazônica”, do coletivo Clube da Guitarrada, às 18h30.

O Clube da Guitarrada, fundado pelo músico Félix Robatto, foi criado com o intuito de reunir pessoas interessadas em difundir e fomentar a guitarrada dos antigos mestres, além de revelar e incentivar a nova geração de musicistas da lambada instrumental.

Bruno Rabelo, um dos integrantes do coletivo, antecipa que o show no CCBA inclui os hits da lambada instrumental nortista dos anos 70 e 80, dos mestres Vieira, Aldo Sena, Solano e Curica, e as canções da nova geração da Guitarrada. Para ele, o Centro Cultural atualmente é referência na cidade, sendo um local voltado à pluralidade da arte. “A gente crê que a guitarrada tem forte diálogo com a exposição, porque a cultura nortista possui conexões profundas, entrecruzando a arte amazônica visual e musical. Acreditamos que pode ser uma trilha sonora ideal nesse trânsito entre as artes”, acrescenta.

Neste final de semsna, pela primeira vez, o Centro Cultural Bienal das Amazônias entra no percurso do projeto Circular, que tem como foco incentivar a revalorização da área histórica da capital paraense. Com o tema “Pelas ruas da Campina festejando a infância na Amazônia”, o circuito contará com cortejo, festa, carimbó, ciranda, além da visita mediada na exposição “Festas, Sambas e Outros Carnavais” e uma oficina de máscaras inspiradas na exposição. A programação é gratuita e contará com intérprete de libras. Inscrições pelo email: [email protected]

No sábado (19) e no domingo (20), a programação do CCBA terá uma oficina de Brinquedos de Miriti como parte da programação da 10ª edição do Circuitinho Circular. Ministrada pelo artista Francelino Mesquita, a oficina abordará as origens culturais e ambientais do Miriti, atreladas ao Círio de Nossa Senhora de Nazaré e a preservação cultural, a partir dos mestres do artesanato. As inscrições para participar da oficina já estão abertas: https://bit.ly/4dJePjf

“Eu achei maravilhosa a ideia de incluir a oficina no fim de semana para que os responsáveis tenham mais possibilidades de participar e levar as crianças para a oficina que não  tem limite de idade, pois possui um grande valor cultural, social, histórico, ambiental e político, além de estar sendo realizada no local e período da exposição”, ressalta o artista. Ao final da oficina o participante poderá levar o brinquedo que produziu.

SERVIÇO

Oficina de dança “Sons de guitarrada”
Entrada franca
Data: 18/10
Hora: 17h30 às 19h30
Local: Térreo do CCBA

Show Clube da Guitarrada
Entrada franca
Data: 18/10
Hora: 18h30
Local: Térreo do CCBA

Oficina de brinquedos de Miriti
Inscrições: https://bit.ly/4dJePjf
Data: 19 e 20/10
Hora: 15h às 18h (sábado)
10h às 12h (domingo)
Local: Biblioteca do CCBA

Circuitinho Circular e Bienal das Amazônias
Dia: 20/10
Hora: 10h às 12h

Centro Cultural Bienal das Amazônias (CCBA)
Horário de funcionamento: Segunda e terça (fechado), quarta e quinta (9h às 17h), sexta e sábado (10h às 20h), domingos e feriados (10h às 15h). Última entrada sempre 1 hora antes do fechamento.

Foto: Kleyton Silva

 

Fonte: ASCOM CCBA

COMPARTILHAR

guaranyjr

Guarany Jr Prof. de Graduação e Pós de Marketing ,Jornalismo e Propaganda, Jornalista, Comentarista, Consultor, Administrador, Palestrante - Belém - Pará.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo