Feira de Artesanato do Círio: Artesão paraense encanta público com imagens de Nossa Senhora de Nazaré
Trabalho em gesso pode levar até sete dias para ser finalizado devido a técnica primorosa
Utilizando a técnica conhecida como policromia sobre gesso, as réplicas realistas das imagens de Nossa Senhora de Nazaré, esculpidas à mão pelo artesão paraense Romulo Almeida, chamam a atenção do público que visita a 12ª edição da Feira de Artesanato do Círio (FAC), que segue até a próxima quarta-feira (16), no estacionamento do Parque Porto Futuro, em Belém.
“A arte sacra entrou na minha vida no momento difícil, onde eu estava desempregado. Então, a arte com cerâmica me chamou atenção e comecei a estudá-la um pouco mais. A partir daí, comprei materiais como gesso, formas, pincéis e fui me aperfeiçoando, isso há 15 anos em São Caetano, no município onde moro até hoje. Mas tive orientação de um grande artesão , o meu conterrâneo Carlos Souza, que me ensinou a técnica e os detalhes”, explica ele.
Romulo conta que a técnica de policromia sobre gesso também foi repassada a ele por Carlos Souza, que sempre teve um trabalho primoroso na arte sacra do município de São Caetano de Odivelas. “O Carlos já estava em Belém, trabalhando no ateliê, quando me chamou e ensinou essa técnica, que têm muitos segredos de acabamento para que possa ficar realista, sem defeitos na pintura. No começo não me achava capaz de reproduzir, mas vi que hoje as pessoas apreciam meu trabalho e o veem com uma certa perfeição, e isso me entusiasma muito”, completa ele.
No estande do artesão, dentro da FAC 2024, o público pode encontrar as réplicas com as imagens de Nossa Senhora de Nazaré, de variados tamanhos, além de mantos e outros objetos marianos em gesso. Algumas imagens, Romulo finaliza no próprio estande 122, onde conversa com os visitantes e fala um pouco sobre a técnica. Ele ressalta que as peças podem levar até sete dias para serem finalizadas, devido aos detalhes. Os demais itens que compõem a imagem são encomendados pela internet.
“Nossas vendas estão muito boas, muito melhores do que no ano passado, então acredito que por meio do Sebrae, o artesão ganha uma imensa visibilidade. Além disso, nossa estrutura é muito boa também, com espaço climatizado, ambiente amplo, tudo isso atrai o público e as vendas”, ressaltou ele.
Com mais de 15 anos trabalhando com arte sacra, o artesão também segue à frente da loja Ave Maria, que fica sediada no município de São Caetano de Odivelas, nordeste paraense. “Também aceito encomendas e faço trabalhos voltados para arte sacra, que são utilizados em igrejas, altares particulares, ou para pessoas que colocam a imagem em lojas e suas casas mesmo”, completou.
A FAC funciona das 10h às 22h, com entrada franca, no Porto Futuro.
Fonte: Agência Sebrae de Notícias Pará