Mercado

Exposição “Olho da Onda” marca encerramento do curso Visualidades Amazônicas, da Universidade das Quebradas, em Belém

Mostra será inaugurada dia 16 de outubro com obras dos alunos

A exposição “Olho da Onda” vai reunir 34 obras entre performances, pinturas, colagens, instalações, vídeos e fotografias dos alunos do curso Visualidades Amazônicas, da Universidade das Quebradas, edição Belém. Realizadas de junho a outubro de 2024, as aulas reuniram 40 participantes que foram convidados a refletir e a colocar em prática suas percepções sobre a produção artística contemporânea local a partir das experiências amazônicas. Agora, o público poderá ver de perto o resultado dessas incursões, a partir de 16 de outubro, na Casa das Onze Janelas. Reafirmando a parceria de mais de uma década à frente da realização de cursos de formação cultural, Universidade das Quebradas e Instituto Odeon com a UFRJ se uniram ao Centro de Memória da Amazônia, da UFPA, para o desenvolvimento da iniciativa, que teve patrocínio do Instituto Cultural Vale e da Wilson Sons – com realização via Lei Federal de Incentivo à Cultura por meio do Ministério da Cultura.

“Estamos muito felizes em ver a formação do primeiro grupo de alunos da Universidade das Quebradas. O projeto, que começou no Rio de Janeiro, com o curso Machado Quebradeiro, e que conta também com a edição Memória de Mulheres, em São Luís, foi desenvolvido com muito cuidado e pensado na troca de conhecimento entre os próprios alunos e os professores convidados. A iniciativa olha bastante para a linha do afeto, do reconhecimento, da integração entre as pessoas”, afirma Heloisa Teixeira, coordenadora e idealizadora da Universidade das Quebradas

“O Instituto Odeon tem muito orgulho em fazer parte desse projeto tão importante para a promoção de iniciativas artísticas em diferentes territórios, uma de nossas áreas de atuação. Temos que celebrar essa parceria e nada melhor do que poder ver de perto o resultado dessa primeira turma da Universidade das Quebradas. A parceria com esta iniciativa também reflete o nosso compromisso em descentralizar o desenvolvimento educacional na cultura e construir narrativas compartilhadas”, explica Carlos Gradim, diretor presidente do Instituto Odeon.

“Ao longo de cinco meses acompanhamos de perto o desenvolvimento artístico dos alunos. A cada aula foi possível ver o encantamento colocado para fora em forma de arte. Tenho certeza que dessa experiência teremos gente nova transformada pelas reflexões que foram propostas ao longo do curso num trabalho coletivo, criativo e potente”, celebra Aldrin Figueiredo, coordenador do curso Visualidades Amazônicas e curador da exposição “Olho da Onda”.

“A atuação da Universidade das Quebradas, que cria possibilidades para que artistas de regiões ditas periféricas desenvolvam seus talentos, ganha novas cores e olhares ao chegar a Belém. Para nós, do Instituto Cultural Vale, ser parceiro na articulação e patrocínio da primeira itinerância para a região Norte, ao lado do Instituto Odeon, reforça nossa atuação no sentido de democratizar o acesso à arte, ampliar seu alcance e fomentar oportunidades de formação e educação, especialmente na região amazônica”, diz Luciana Gondim, diretora executiva do Instituto Cultural Vale.

O curso Visualidades Amazônicas reuniu jovens artistas a partir de 16 anos com interesses e trabalhos em diferentes linguagens como pintura, escultura, cerâmica, audiovisual, arte digital, arte urbana, bordado, música, novas mídias ou quadrinhos. O projeto incentivou os participantes a pensarem sobre o lugar da Amazônia na contemporaneidade da cultura brasileira.

Serviço: Exposição “Olho da Onda”

Data de abertura: 16/10/2024 – quarta feira – a exposição fica em cartaz até 31/12/2024

Horário: 17h

Local: Casa das Onze Janelas – R. Siqueira Mendes – Cidade Velha, Belém

Instituto Odeon

O Instituto Odeon é uma Organização Social que atua na gestão artística e cultural em diversas cidades do Brasil há mais de 25 anos, criando, desenvolvendo, implementando e administrando projetos que promovem cultura, cidadania e desenvolvimento socioeducacional. Uma instituição que acredita na arte como patrimônio vivo e acessível, na preservação da memória para estabelecer vínculos e pensamento crítico, além do impacto da cultura na economia. O Instituto Odeon trabalha com criatividade, coragem e excelência para influenciar positivamente as cidades e suas populações. Em março de 2013, foi responsável pela inauguração do Museu de Arte do Rio.  Atualmente, é gestor do Museu da Diversidade Sexual de São Paulo, do Circuito Municipal de Cultura de Belo Horizonte e da itinerância da exposição Imagens que não se Conformam, e correalizador do projeto artístico do Museu de Arte do Rio.

Instituto Cultural Vale

O Instituto Cultural Vale acredita que a cultura transforma vidas. Pelo quarto ano consecutivo é o maior apoiador da Cultura no Brasil, patrocinando e fomentando projetos em parcerias que promovem conexões entre pessoas, iniciativas e territórios. Seu compromisso é contribuir com uma cultura cada vez mais acessível e plural, ao mesmo tempo em que atua para o fortalecimento da economia criativa.

Desde a sua criação, em 2020, o Instituto Cultural Vale já esteve ao lado de mais de 800 projetos em 24 estados e no Distrito Federal, contemplando as cinco regiões do país em com investimento de mais de R$ 1 bilhão em recursos próprios da Vale e via Lei Federal de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Onde tem Cultura, a Vale está. Visite o site do Instituto Cultural Vale: institutoculturalvale.org

Foto: Divulgação

 

Fonte: Atômica Lab

Por Gabriela Murad

COMPARTILHAR

guaranyjr

Guarany Jr Prof. de Graduação e Pós de Marketing ,Jornalismo e Propaganda, Jornalista, Comentarista, Consultor, Administrador, Palestrante - Belém - Pará.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo