Mercado

Sistema OCB Pará e Sagra/Semas discutem programas estratégicos para nosso Estado

O Sistema OCB/PA, representado pelo gerente de Desenvolvimento de Cooperativas Diego Andrade e pela analista Paola Correa em parceria com a Nós Soluções, participaram na última quinta-feira (11), de uma importante reunião de alinhamento técnico com o secretário adjunto de Gestão de Regularidade Ambiental (Sagra/Semas), Rodolpho Bastos e sua equipe técnica, para alinhar estratégias de atuação conjunta para os programas Biocoop e Regulariza Pará, duas iniciativas centrais importantes para o desenvolvimento sustentável e regularização ambiental no estado.

O Programa Biocoop atua no fortalecimento das cooperativas do setor agropecuário, florestal e pesqueiro do Pará, promovendo boas práticas ambientais e a inserção de tecnologias sustentáveis. Já o Regularizar Pará tem como foco a regularização ambiental, com a meta de reduzir o desmatamento e garantir a conformidade legal das propriedades rurais, favorecendo a produção sustentável e o acesso a políticas públicas.

Dada a consonância entre os dois programas, a reunião buscou alinhar e criar um plano de ação conjunto para otimizar as operações. Com a integração entre o Sistema OCB/PA, que representa mais de 240 cooperativas, e a Sagra/Semas, espera-se maior celeridade e eficiência na execução das ações, beneficiando as cooperativas e os produtores rurais do estado.

Durante a reunião, foi destacada a importância de fortalecer a cooperação entre as instituições para garantir que as ações estratégicas sejam executadas de forma a atender o anseio das cooperativas. Tanto o Sistema OCB/PA quanto a Sagra/Semas reconhecem a relevância do diálogo contínuo para alinhar as metas dos programas com as demandas do setor produtivo.

Na oportunidade, ficou acordado entre as instituições que será realizado um Workshop, no dia 23 de outubro, para apresentação sobre o Cooperativismo Paraense, a partir dos levantamentos de demandas das cooperativas, os mapeamentos de necessidade do Cadastro Ambiental Rural (CAR), análise e validação para promover a regularidade ambiental, da melhor maneira, dentro dos padrões exigidos pelo órgão. Também, será discutido sobre os mutirões de regularização ambiental em parceria com o Sistema OCB/PA e de acordo com o calendário da Sagra/Semas.

A reunião de alinhamento técnico representa um passo importante rumo à implementação dos programas Biocoop e Regulariza Pará. As instituições expressaram otimismo com relação à parceria e acreditam que, por meio da cooperação, será possível alcançar resultados expressivos na regularização ambiental e no fortalecimento das cooperativas do Pará. E para a concretização das ações discutidas, será formalizado um acordo de cooperação técnica entre as entidades.

“A parceria com o Sistema OCB/PA é fundamental para garantirmos que as cooperativas do estado possam desenvolver suas atividades de maneira sustentável e regularizada. Temos interesse em trabalhar lado a lado para que o Biocoop e o Regulariza Pará sejam um marco na produção sustentável paraense”, declarou o secretário Rodolpho Bastos.

Fonte: Ascom Sistema OCB/ Marciélen Souto

COMPARTILHAR

guaranyjr

Guarany Jr Prof. de Graduação e Pós de Marketing ,Jornalismo e Propaganda, Jornalista, Comentarista, Consultor, Administrador, Palestrante - Belém - Pará.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo