Empreendedores do sudeste do Pará ganham espaço na Varanda da Amazônia
Iniciativas desenvolvidas em parceria com a Vale Metais Básicos estarão na programação do Círio de Belém
Quem for conferir a 2ª edição do Fórum “Varanda da Amazônia”, em Belém (PA), poderá comprar produtos de três projetos sustentáveis do sudeste do Pará apoiados pela Vale Metais Básicos, empresa do grupo Vale: Apimel e Ecojoias, de Canaã dos Carajás, e Terra Chocolates Amazônicos, de Tucumã. O fórum será realizado nos dias 8 e 9 de outubro, na Estação das Docas, e integra a programação da “Varanda de Nazaré”, iniciativa criada por Fafá de Belém, em 2011, com o propósito de ampliar a percepção do Brasil sobre o Círio de Nazaré e que conta com patrocínio do Instituto Cultural Vale, via Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Claudene Fernandes Brito é empreendedora da Eco Canaã Biojoias Amazônicas, de Canaã dos Carajás. Ela atua neste segmento há sete anos e vai levar colares, brincos, pulseira, kits de lembrancinha do Círio (com bolsas, chaveiro e pulseira-terço de sementes do bioma amazônico) para a feira da Varanda. “Participamos de duas feiras em Belém ano passado, no Festival Vale Amazônia e na V Semana Paraense de Ciência Tecnologia e Inovação. E ter a oportunidade de estar na ‘Varanda da Amazônia’ é um reconhecimento sem igual para os empreendimentos da região sudeste do Estado. Nós criamos peças exclusivas para este evento, com as sementes do bioma amazônico. A nossa expectativa é encantar todos os visitantes”, destaca.
Direto de Tucumã, no sudeste do Pará, Renilda Ferreira participará pela primeira vez de uma feira em Belém. Empreendedora desde 2019 na Terra Chocolates Amazônicos, empresa que produz chocolates, licor de chocolate, amêndoas, creme de cacau e outros derivados do fruto cultivado em sua fazenda no sistema agroflorestal, ela avalia de forma positiva essa oportunidade. “Vejo como um momento ímpar de poder apresentar nossos produtos ao público de Belém e para os visitantes que estarão na região para a festividade do Círio. Será também uma boa oportunidade para estabelecer parcerias de negócios na capital”, comemora.
Além de apoiar esses três empreendimentos que estarão presentes no Fórum “Varanda da Amazônia”, a Vale Metais Básicos também participará do evento no painel sobre “Bases Fundamentais para o Desenvolvimento da Amazônia”, no dia 9 de outubro. Na ocasião, Silvia Cunha, gerente de Territórios da empresa, vai apresentar a atuação da companhia a partir dos planos de relacionamento com comunidades e apoio no desenvolvimento das cadeias produtivas da região, como apicultura, bovinocultura leiteira e produção de cacau que abrangem municípios de Canaã dos Carajás e da região da PA 279, como Ourilândia do Norte, Tucumã e São Félix do Xingu.
“Além de possibilitar o aprofundamento do debate sobre os desafios da Amazônia, ao gerar oportunidades para empreendimentos locais, o evento fortalece iniciativas que estão contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico da região e fomentando as potencialidades do território”, afirma gerente de Territórios da Vale Metais Básicos, Silvia Cunha.
Fonte: Relacionamento com a Imprensa/Vale