Panorama

Sugestões de como podemos nos adaptar às mudanças climáticas podem ser enviadas até sexta-feira

A iniciativa quer ajudar a sanar os problemas urbanos em meio ao impacto da mudança do clima

O prazo para a população contribuir com a elaboração das ações do Plano Clima Adaptação – Cidades termina nesta sexta-feira (11). Qualquer pessoa pode participar pelo link. O documento completo vai guiar as políticas de adaptação climática das cidades brasileiras até 2035. A iniciativa do Ministério das Cidades, por meio da Secretaria Nacional de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, quer conhecer ajudar a sanar os problemas urbanos em meio ao impacto da mudança do clima.

O formulário da participação é composto por perguntas abertas e de múltipla escolha, que levam cerca de 15 minutos para serem respondidas. Ao fim, as contribuições serão analisadas e selecionadas pelo Grupo de Trabalho Cidades Adaptação. As melhores sugestões serão incluídas no Plano Clima Adaptação – Cidades, sem menção à autoria. Esta é a segunda coleta de contribuições da sociedade. A primeira aconteceu entre 19 de junho e 5 de agosto e teve como objetivo mapear riscos e impactos climáticos para os municípios brasileiros.

Ainda será possível contribuir por meio da consulta pública a ser disponibilizada posteriormente pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima.

Sobre o Plano Clima Adaptação – Cidades

A primeira versão do Plano Nacional de Adaptação à Mudança do Clima (PNA) foi publicada em 2016. O documento orienta a política pública nacional no enfrentamento dos impactos das mudanças do clima.

Em 2023, o Ministério de Meio Ambiente e Mudança do Clima iniciou o processo de revisão do PNA. Para isso, criou como marco um novo Plano Nacional para Mitigação e Adaptação à Mudança do Clima – o Plano Clima. Assim como no ciclo anterior, o Plano Nacional será composto por dezessete Planos Setoriais, dentre eles, o Cidades. Um esforço do Governo Federal para prevenir e lidar com danos causados pelas mudanças climáticas e contribuir, em escala mundial, com a diminuição do aquecimento global.

Fonte: Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades

COMPARTILHAR

guaranyjr

Guarany Jr Prof. de Graduação e Pós de Marketing ,Jornalismo e Propaganda, Jornalista, Comentarista, Consultor, Administrador, Palestrante - Belém - Pará.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo