II Fórum da Amazônia reúne especialistas ambientais em Belém
Projeto capitaneado pela cantora paraense Fafá de Belém, o evento terá a participação de 40 painelistas para debater a cultura e a preservação da Amazônia, nos dia 8 e 9 de outubro, no Teatro Maria Silvia Nunes, na Estação das Docas.
A segunda edição do Fórum Varanda da Amazônia, que traz o tema “A Amazônia em Nós”, ocorrerá nesta terça e quarta-feira, 8 e 9 de outubro, no Teatro Maria Sylvia Nunes, em Belém. Sob a atmosfera do Círio de Nazaré e no coração da Amazônia, a renomada artista Fafá de Belém reúne cerca de 40 personalidades, especialistas e ativistas ambientas em um grande encontro para discutir os desafios e soluções para a região amazônica. Entre os convidados, Dira Paes, Angélica Mendes, Puyr Tembé e Daniel Munduruku, vão trazer suas vozes e experiências para enriquecer o debate.
O evento é um espaço de diálogo, celebração e ação, que entrelaça ancestralidade e inovação na busca de um futuro próspero tanto para o povo amazônico quanto para a floresta viva. Após o sucesso da primeira edição, com a participação de cerca de 400 pessoas no ano passado, o Fórum se propõe a aprofundar as conversas sobre a biodiversidade amazônica, explorando as oportunidades e desafios que a região enfrenta a partir de diversas perspectivas.
“Assim como a Varanda foi um sonho de fazer um espaço para se falar em paraensismo, com a participação de gente de fora para ter uma experiência com o turismo, a cultura, a gastronomia e a fé do paraense, pensamos em discutir a Amazônia com pensadores da nossa terra, com quem realmente conhece a nossa região amazônica”, disse Fafá, idealizadora do Fórum da Amazônia, que integra a extensa programação da Varanda de Nazaré que encerra no domingo do Círio, no dia 13.
Nesta segunda edição, o Fórum se concentra nas raízes da Amazônia, reconhecendo a sabedoria ancestral dos povos locais como uma bússola fundamental para a construção de um futuro resiliente e sustentável. A programação inclui 8 painéis de discussão e apresentações culturais, que visam conectar iniciativas públicas e privadas, comunidades amazônicas e universidades com a rica cultura local, seus valores e sua profunda relação com a natureza e a sociedade.
Os participantes terão a oportunidade de ouvir especialistas, ativistas e líderes comunitários que compartilharão suas visões e propostas para o desenvolvimento sustentável da Amazônia. O Fórum também busca fomentar uma troca de conhecimentos que valorize a diversidade cultural e ambiental da região, promovendo um diálogo construtivo que possa gerar ações concretas em benefício da floresta e de seu povo.
Um dos destaques do evento será o painel intitulado “Amazônia Em Nós”, mediado pela jornalista Priscilla Castro, com a participação da atriz e diretora de cinema Dira Paes; da bióloga Angélica Mendes, neta de Chico Mende; de Milton Cunha, carnavalesco e apresentador; Violeta Paes Loureiro, historiadora e escritora; e Fafá de Belém, falando sobre a importância da Amazônia no contexto global e sua importância para o equilíbrio do clima e para a humanidade. E ainda, nomes como Puyr Tembé, titular da Secretaria de Estado dos Povos Indígenas (Sepi); André Guimarães, Diretor Executivo do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM); Gonzalo Muñoz, presidente executivo da TriCiclos; e Raul Protázio, secretário de Meio Ambiente do Pará (Semas); Leandro Grass, presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan); Aharon Alcolumbre, diretor de Promoção ao Desenvolvimento Sustentável da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam); e outros nomes conceituados do segmento para discutir valores, pluralidade, cultura, meio ambiente e diversidade.
A curadoria é da coordenadora do evento, Virna Miranda, em parceria com a própria Fafá de Belém. Os participantes do Fórum também terão a oportunidade de vivenciar iniciativas e práticas sustentáveis promovidas por empresas locais e nacionais, empreendedores, produtores agrícolas e artesãos, durante a BIOEXPO VARANDA DA AMAZÔNIA, organizada pelo Sebrae Pará. Este será mais um espaço para compartilhar ideias que contribuem com o desenvolvimento da economia sustentável, preservando assim a riqueza da biodiversidade e promovendo a cultura e o crescimento da região amazônica.
Com Belém sendo eleita como sede da COP 30 em 2025, a cidade assume um papel central nas discussões sobre os desafios que o futuro sustentável do planeta enfrenta, além da transformação na Amazônia Legal em uma região competitiva, integrada e sustentável até 2030, destacando seu compromisso com a preservação da biodiversidade e o desenvolvimento da região.
Serviço: Belém recebe o II Fórum Varanda na Amazônia, nos dias 8 e 9 de outubro, no Teatro Marya Silvia Nunes, na Estação das Docas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do site www.varandadenazare.com.br/varandadaamazonia.
PROGRAMAÇÃO
TERÇA, 08 DE OUTUBRO (ABERTURA)
18h às 19h30:
PAINEL DE ABERTURA – AMAZÔNIA EM NÓS
A importância da Amazônia no contexto global e sua importância para o Brasil, para o equilíbrio do clima e para a humanidade.
QUARTA, 09 DE OUTUBRO (ENCERRAMENTO)
9h às 10h:
PAINEL – BASES FUNDAMENTAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DA AMAZÔNIA
Ação para efetivar como políticas de Estado a regularização fundiária e ambiental
10h às 11h:
PAINEL – CULTURA E IDENTIDADE AMAZÔNIDAS
A importância da cultura amazônica como elemento fundamental para a construção da identidade regional.
11h30 às 12h30
PAINEL – OPORTUNIDADES E NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS NA AMAZÔNIA
Economia Circular em Ação
14h às 15h:
PAINEL – JUVENTUDE E AMAZÔNIA
O papel do jovem no protagonismo para o desenvolvimento de baixo carbono da Amazônia.
15h às 16h
PAINEL- RAÍZES DA SUSTENTABILIDADE
Sabedoria Ancestral e Visão de Mundo dos Povos da Amazônia
16h30 às 17h30
PAINEL – MUDANÇAS CLIMÁTICAS E SOLUÇÕES BASEADAS NA NATUREZA
A Amazônia em Foco
17h30 às 19h:
PAINEL DE ENCERRAMENTO- COP 30 E O FUTURO DA AMAZÔNIA
Desafios e Oportunidades
PILARES DO FÓRUM:
- Raízes Profundas: Desvendando a ancestralidade, a cosmovisão e os saberes tradicionais dos povos da Amazônia, que são pilares para a preservação da floresta e o desenvolvimento sustentável da região.
- Empoderamento das Comunidades: Amplificando as vozes dos paraenses, proporcionando espaço para que compartilhem suas experiências, desafios e aspirações, construindo soluções conjuntas para os problemas locais.
- Diálogo Intercultural: Promovendo a interação entre diferentes saberes, culturas e visões de mundo, buscando pontes e sinergias para a construção de um futuro mais justo e equitativo para todos.
- Ação Concreta: Transformando debates em ações, mobilizando iniciativas públicas e privadas para a implementação de políticas e práticas que promovam a preservação da Amazônia e o bem-estar de seus povos.
O II Fórum Varanda da Amazônia é um convite à reflexão e à ação, onde todos são convidados a participar dessa jornada pela preservação e valorização da riqueza cultural e ambiental da Amazônia.
Assessoria de Imprensa local:
Comunicare Imprensa & Editora