Mercado

Conversa com a Virgem de Nazaré – Círio 2024

Celebramos o grande evento da Igreja Católica na Arquidiocese de Belém, acolhendo todas as pessoas que se sentem atraídas pela presença Mariana na Igreja e querem entrar na escola de Maria, para viverem conosco esta estação especial da graça do Senhor, pois Deus lhe entregou a realização do seu desígnio de misericórdia: “Eu os
lacei com laços de amizade,1 eu os amarrei com cordas de amor; fazia com eles como quem pega uma criança ao colo e a traz até junto ao rosto. Para dar-lhes de comer eu me abaixava até eles”. Aqui estamos para rezar, cantar, louvar, agradecer, pedir perdão a Deus, chorar de emoção, entrar na Casa de Maria com a confiança de filhos, encontrando-nos como irmãos e irmãs, todos membros da família de Deus. E desejamos perseverar na Oração, com Maria, Mãe de Jesus.

Maria é a orante perfeita, figura da Igreja.3 Quando oramos a ela, aderimos com ela ao desígnio do Pai, que envia o seu Filho para salvar todos os homens. Como o discípulo amado, nós acolhemos em nossa casa a Mãe de Jesus que se tornou Mãe de todos os viventes. Podemos orar com ela e orar a ela. A oração da Igreja é sustentada pela oração de Maria.

E na Casa de Maria de Nazaré, que se faz também nossa casa, queremos conversar com ela, com a liberdade de filhos muito amados:

4 Maria, Mãe de Jesus e nossa Mãe, como sabemos que tu conservavas tudo e meditavas em teu coração, ensina-nos a importância da escuta da Palavra na vida do discípulo e missionário.

O Cântico do Magnificat está inteiramente tecido pelos fios da Sagrada Escritura, os fios tomados da palavra de Deus. Assim nos fazes entender que em ti a Palavra de Deus se encontra de verdade em sua casa, de onde sai e entra com naturalidade.

Sabemos Maria que tu falas e pensas com a Palavra de Deus. A Palavra de Deus se faz tua palavra e tua palavra nasce da Palavra de Deus. E tu nos revelas que teus pensamentos estão em sintonia com os pensamentos de Deus, que teu querer é um querer junto com Deus, na busca de sua santa vontade! Foi assim, acolhendo e deixando-te envolver pela Palavra de Deus que vieste a ser Mãe do Verbo Encarnado.

Porque acompanhas o Povo de Deus na peregrinação da fé, depois de teres sido elevada ao Céu e Corpo e Alma, em tua Assunção, desejamos aprender de ti a contemplar a beleza do rosto de Cristo e experimentar a profundidade de seu amor. Com a liberdade que temos, por saber que passaste na nossa frente e chegaste na
frente, como Imaculada, escolhida desde a eternidade para ser Mãe do Redentor e Mãe da Igreja, desejamos entregar em tuas mãos, e que repousem em teu coração, para levá-las a Jesus, como em Caná, nossas intenções e súplicas:

– Maria da Casa de Nazaré, olha para as nossas famílias, de modo especial aquelas que passam por dificuldades e pela tentação da desunião e da separação.

– Rainha das famílias, agradecemos porque nossas casas te acolhem com alegria, simbolizada que és pelas imagens e pelos cartazes do Círio. Agradece conosco a Deus pelas nossas crianças, adolescentes e jovens, e pela graça do Matrimônio santo em nossa Igreja! Conduze ao Sacramento do Matrimônio os casais que se amam e sonham com a graça nele contida. E nós te agradecemos pelos nossos avós, homens e mulheres que nos legaram os valores do Evangelho e a Devoção Mariana.

– Saúde dos Enfermos, depositamos em teu coração todos os enfermos e doentes de nossa Igreja e de nossas cidades. Neste Círio, permite-nos pedir a cura de tantos deles, especialmente aqueles que desfiam pelos seus dedos, muitas vezes trêmulos, as contas do Rosário!

– Maria, Mãe da Igreja, a ti confiamos os nossos Bispos, os Sacerdotes, os Religiosos e as Religiosas, os membros das Novas Comunidades que atuam entre nós. Que sejam ardorosos na vivência de sua vocação, missionários e missionárias corajosos que nos conduzam com a palavra, a oração e exemplo!

– Maria, Mãe das Vocações, tu que respondeste teu sim ainda adolescente, ajudanos a chamar, em nome de Cristo, as crianças, adolescentes e jovens para a consagração de vida, vidas pelo Reino de Deus e para a Igreja!
– Maria, Estrela da Evangelização, Rainha das Missões, neste mês missionário alcança-nos a graça de que os cristãos se sintam responsáveis pelo anúncio do Evangelho. Com a força do Espírito, todos se tornem testemunhas de Cristo.

– Maria, Rainha da Paz, nosso mundo está ferido, dilacerado pelas guerras, a injustiça, a corrupção, a violência urbana e rural, as drogas e as muitas ameaças que nos cercam diariamente. Roga por nós que recorremos a ti, Santa Maria, Mãe de Deus, para que brotem novos sentimentos e anseios de paz e serenidade em nosso mundo.

– Maria, Mãe da Caridade, contigo queremos chegar a todas as pessoas e instituições que cuidam aos mais pobres e sofredores. Que ninguém passe em vão ao nosso lado!

– Maria, Rainha do Santo Rosário, nós aprendemos a contemplar os Mistérios de Cristo com o teu coração! Pede ao Senhor por nós, para que o terço seja nossa oração cotidiana, aproximando-nos de ti, e contigo chegar ao Pai, por Cristo, na força do Espírito Santo. Amém.

Por: Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano de Belém do Pará

COMPARTILHAR

guaranyjr

Guarany Jr Prof. de Graduação e Pós de Marketing ,Jornalismo e Propaganda, Jornalista, Comentarista, Consultor, Administrador, Palestrante - Belém - Pará.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo