Mercado

Eleições 2024: Militares da Marinha do Brasil iniciam deslocamento para os municípios do interior do Pará

O Comando Conjunto Norte (CCjN), formado por militares da Marinha do Brasil (MB), do Exército Brasileiro (EB) e da Força Aérea Brasileira (FAB), deu início ao deslocamento de militares que irão reforçar a segurança do primeiro turno das Eleições Gerais no próximo domingo (6), visando garantir a votação e apuração eleitoral.

Um destacamento formado por onze militares da MB foi o primeiro grupo a seguir viagem dentro das Operações Eleitorais 2024. A bordo do Aviso Hidroceanográfico Fluvial (AvHoFlu) “Rio Tocantins”, os militares desatracaram da Base Naval de Val de Cães, com destino ao município de Anajás, na Ilha do Marajó. Em seguida, os Navio-Patrulha (NPa) “Bracuí”, Aviso-Auxiliar (AvA) “Breves”, Navio Hidrográfico Balizador (NhiB) “Tenente Castelo”, Navio-Patrulha (NPa) “Pampeiro” e Navio-Auxiliar (NA) “Pará” suspenderam com 146 militares. Adicionalmente, uma tropa composta de 25 militares foi transportada em uma aeronave da FAB com destino a Macapá-AP, a fim de atender os municípios de Afuá-PA e Chaves-PA, empregando o Aviso Balizador (AvB)“Marco Zero” da Capitania do Portos do Amapá.

Militares da MB embarcados no NA “Pará” em apoio a Operação Eleições 2024. (Foto: Divulgação)
Militares da Marinha do Brasil embarcam na aeronave da Força Aérea. (Foto: Divulgação)

 

As próximas embarcações que irão suspender no dia de hoje (03) para prestar apoio à operação são: Aviso de Patrulha (AviPa) “Tucunaré”, Agência Escola Flutuante (AgEFlu) “Ajuri II” e Agência Escola Flutuante (AgEFlu) “Mutirum”. Ademais, uma aeronave UH-15 Super Cougar decolou da Base Aérea de Belém com destino a Santa Cruz do Ararí transportando 11 militares.

Militares da MB embarcam no AviPa “Tucunaré”. (Foto: Divulgação)
Militares embarcando na Aeronave UH-15 com destino a Santa Cruz do Arari. (Foto: Divulgação)

 

Cerca de 549 militares da MB estão sendo empregados, sendo 252 fuzileiros navais, em dez meios navais, viaturas e uma aeronave UH-15 Super Cougar, atendendo a 21 munícipios do Estado do Pará a fim de apoiar e garantir o exercício do voto em todas essas regiões.

Por solicitação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Presidente da República autorizou o emprego das Forças Armadas para Garantia da Votação e da Apuração (GVA) das Eleições 2024, por meio do Decreto n 12.1672024, de 06 de setembro de 2024.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social – Marinha do Brasil

 

COMPARTILHAR

guaranyjr

Guarany Jr Prof. de Graduação e Pós de Marketing ,Jornalismo e Propaganda, Jornalista, Comentarista, Consultor, Administrador, Palestrante - Belém - Pará.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo