Arte em Cores divulga os artistas selecionados para pintura do painel coletivo em Ourilândia do Norte
A arte urbana reflete a diversidade criativa e cultural do Estado do Pará
O Arte em Cores divulgou os nomes dos seis artistas selecionados para a criação do painel coletivo que será produzido no município de Ourilândia do Norte, no Pará, nesta 5ª edição do projeto. A chamada “fase de culminância” será realizada no período de 17 a 20 de outubro e vai reunir os artistas selecionados em um só lugar para a pintura do painel de grandes dimensões. A iniciativa tem patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, apoio do Centro Cultural Tatajuba e é uma realização da Vivas Cultura e Esporte e Ministério da Cultura.
“Os artistas que participam do Arte em Cores torcem muito pelo sucesso entre eles. É sempre uma surpresa agradável quando a cada resultado eles reconhecem o talento de seus pares e comemoram. É uma união em torno de um objetivo comum que é continuar fazendo arte com dignidade, reconhecimento e renda”, explica Gilberto Scarpa, coordenador do Arte em Cores.
Entre os selecionados para o painel coletivo está o artista Bino Sousa. Em seu trabalho individual durante a primeira fase do Arte em Cores, Bino transformou um simples muro cinza de uma casa em uma obra de arte. O muro fica no bairro Novo Horizonte, no Núcleo Cidade Nova, em Marabá. Chamado de “Voos de Rio”, a pintura gigante remete à natureza e à conexão das crianças com o banho de rio. “Sou muito ligado aos rios Itacaiúnas e Tocantins, que banham Marabá. Gosto desse contato com a natureza. Minha arte revela essa paixão que tenho pelos rios e pela conexão entre homem e natureza. Sempre me inspiro nessa minha paixão e minha arte revela esse amor”, afirmou Bino, que é já veterano no projeto.
Confira a lista completa dos artistas do Pará selecionados (em ordem alfabética):
- Benedito Sousa (Bino Sousa) – Marabá
- Eduardo de Souza Cherem (Che) – Parauapebas
- Fransuelle Pereira dos Santos (Athena) – Parauapebas
- Iramar Gomes Candido (IramarART) – Parauapebas
- Jefferson Bosco Miranda de Araújo (Bosco) – Marabá
- Jonas Araújo Barros (Jonas Barros) – Marabá
Artistas suplentes PARÁ (em ordem de classificação):
- Diana Serra Santos (Ártemis) – Canaã dos Carajás
- Yure Nicolau Ferreira Oliveira Goulart (Yure Nicolau) – Parauapebas
- Ana Carolina Reis Ferreira Gomes (entreoazul) – Parauapebas
- Daniel Ferreira dos Santos (Daniel F. Santos) – Canaã dos Carajás
- Leonardo David do Santos Lima (Bahia) – Canaã dos Carajás
Artistas selecionados no Estado do Maranhão
O Arte em Cores também selecionou seis artistas para o painel coletivo no Maranhão, que será produzido na cidade de São Pedro da Água Branca, entre os dias 10 e 13 de outubro de 2024. A lista também é composta por 5 artistas suplentes.
Artistas selecionados(as) no MARANHÃO (em ordem alfabética):
- Ana Carolina Ferreira Queiroz (Ana Queiroz) – Açailândia
- Daniel Sousa de Almeida (Daniel Sousa) – Igarapé do Meio
- Emilly Kailany de Morais S. Leão (Emilly Leão) – São Pedro da Água Branca
- Fernando André Sousa da Silva (Nandandré) – Santa Inês
- José Arimatéia Mendes (Mends Arts Design) – Pindaré-Mirim
- Leane de Sousa da Silva (Lea) – Açailândia
Artistas suplentes MARANHÃO (em ordem de classificação):
- Mailson de Sousa Santos (Allf) – Buriticupu
- Ariane Sousa dos Santos (Anny Cat) – São Pedro de Água Branca
- Djair Macedo Almeida (Djair) – Açailândia
- Edilson Frazão Serra (Edilson_artist) – Igarapé do Meio
- Sidney Ramalho de Melo (Sidney) – Alto Alegre do Pindaré
Sobre o Instituto Cultural Vale
O Instituto Cultural Vale acredita que a cultura transforma vidas. Por isso, patrocina e fomenta projetos em parcerias que promovem conexões entre pessoas, iniciativas e territórios. Seu compromisso é contribuir com uma cultura cada vez mais acessível e plural, ao mesmo tempo em que atua para o fortalecimento da economia criativa.
Desde a sua criação, em 2020, o Instituto Cultural Vale já esteve ao lado de mais de 800 projetos em 24 estados e no Distrito Federal, contemplando as cinco regiões do país. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, patrocinados via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Onde tem Cultura, a Vale está. Visite o site do Instituto Cultural Vale: institutoculturalvale.org
Fonte: Temple Comunicação/Alessandra Barreto