Cultura

Varanda de Nazaré: Hydro apoia a cultura paraense e marca presença no grande evento idealizado por Fafá de Belém

Empresa reforça raízes no Pará com ações de engajamento durante a festividade do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, um dos maiores eventos culturais do Brasil

A Hydro, líder em alumínio e energias renováveis com destacada atuação no Pará, estará presente no Círio de Nazaré, manifestação cultural realizada há mais de 200 anos em Belém, reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial pelo Iphan e declarada Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO. A empresa apoia a Varanda de Nazaré, idealizada pela cantora Fafá de Belém, e considerada principal vitrine da festividade que reúne milhares de devotos do país e do mundo pelas ruas e rios da capital paraense. A iniciativa reafirma o compromisso da companhia com a cultura local, a partir de investimentos que amplificam a rica herança do estado por todo o Brasil, por meio de ativações da marca.
A Varanda de Nazaré é uma das mais emblemáticas plataformas de divulgação do Círio. Foi criada por Fafá para promover uma imersão autêntica na maior festa do estado. Com um olhar sensível e profundo, a artista conduz o público em uma jornada única pelas tradições do Pará, promovendo um diálogo vibrante entre as manifestações culturais e a modernidade. Ao longo de 13 edições, mais de 450 artistas e formadores de opinião, chamados de embaixadores, participaram dessa experiência, que combina fé, música, culinária, arte e turismo.
Celebrando essa parceria, Fafá é uma figura central na estratégia de fortalecimento da marca Hydro. Como uma das mais emblemáticas representantes da cultura paraense no país e no exterior, a cantora personifica a origem no Pará para ganhar o Brasil e o mundo, assim como o alumínio da Hydro, que tem suas principais operações do país nas cidades de Paragominas e Barcarena (PA).
A história de vida da artista, intimamente ligada ao Círio e ao amor pela terra natal, tem sido um elemento chave na campanha, que celebra as raízes da empresa no estado e suas contribuições para o desenvolvimento sustentável da região.
“Receber o apoio de empresas de peso, como da Hydro, é chancelar a credibilidade desse projeto que começou cheio de certezas, mas também de incertezas. A Varanda de Nazaré começou pequena, com muita gente apostando que não iria dar certo, mas o meu povo, meu núcleo duro, sempre esteve presente. Com isso fomos criando aliados para mostrar o paraensismo e falar do Pará, o que naquela época ainda não estava na moda”, relembra Fafá de Belém. “Já são 14 anos de credibilidade crescente e apoio de empresas como a Hydro, que apostaram no sonho. Um sonho de muitos, que embala todo um povo, e carrega com ele o amor de ser paraense”, completa.
Nesta edição da Varanda, a Hydro apresenta ativações de marca ao longo da programação, celebrando a cultura regional e promovendo experiências especiais para convidados e participantes. Nos primeiros dias de evento, que antecedem as festividades nazarenas, a companhia estará no Fórum da Varanda da Amazônia, que acontecerá nos dias 8 e 9 de outubro, no Teatro Maria Sylvia Nunes, na Estação das Docas.
Essa é a segunda edição do encontro, com o objetivo de discutir a biodiversidade amazônica, seus desafios e oportunidades, tendo em vista a COP 30, evento global que discute as questões climáticas do planeta e que será realizado em Belém no ano que vem.
Além disso, a Hydro irá promover a participação de influenciadores digitais do Pará, reverberando nas redes sociais as principais mensagens da empresa, complementando com uma campanha publicitária com filme exclusivo sobre o Círio nas principais emissoras de TV e rádio.
“A Hydro tem raízes profundas no Pará, e o apoio ao Círio de Nazaré reflete nosso respeito e admiração pela cultura local”, afirma Lydia Damian, diretora de Comunicação da Hydro. “Celebrar esse momento é uma maneira de honrar a história e a cultura paraenses, enquanto fortalecemos nosso relacionamento com as comunidades que vivem nas localidades em que atuamos. Além disso, o apoio é uma contribuição para a preservação das tradições populares, bem como fomento ao turismo e à economia do estado”, complementa Damian.
Ao longo do mês de setembro, a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré visitou as plantas da Alunorte, Albras e da Mineração Paragominas, empresas do grupo, para momentos de oração e reflexão entre os funcionários, em preparação para o Círio. A iniciativa fortalece os laços internos da companhia com os colaboradores, reforçando a importância da cultura local no cotidiano das equipes.
A Hydro tem um histórico de apoio a manifestações culturais e projetos que impulsionam o desenvolvimento local. Com ações que vão desde o incentivo à educação, esporte, arte e empreendedorismo, até projetos ligados à sustentabilidade, a empresa segue contribuindo para o fortalecimento da economia, da cultura e do meio ambiente na região.
A Hydro é uma empresa líder em alumínio e energia renovável, comprometida com um futuro sustentável. Com objetivo de criar sociedades mais viáveis, desenvolve indústrias que importam para as pessoas e para a sociedade. Desde 1905, a Hydro transforma recursos naturais em soluções e negócios relevantes de forma inovadora, criando um local de trabalho seguro para 33.000 empregados em mais de 140 unidades e 40 países.
No Brasil, a Hydro está presente em toda cadeia de valor do alumínio com quase 7 mil empregados. Atuando desde a extração de bauxita, produção de energia renovável, refino de alumina, produção de alumínio e extrusão, oferece conhecimentos e competências únicas para indústrias da construção, automotiva e de embalagens, entre outras.
Fonte: Assessoria por Raisa Araújo
COMPARTILHAR

guaranyjr

Guarany Jr Prof. de Graduação e Pós de Marketing ,Jornalismo e Propaganda, Jornalista, Comentarista, Consultor, Administrador, Palestrante - Belém - Pará.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo