Mercado

Sistema OCB/PA participa de agendas estratégicas para COP

Consolidado como uma solução sustentável para questões climáticas, o cooperativismo está, cada vez mais, incluso nas pautas direcionadas para a COP29 e para a COP30. Desta forma, o Sistema OCB/PA, esteve presente em reuniões realizadas pela OCB Nacional, nessa quarta, 24, em Belo Horizonte.

Com a presença do Superintendente do Sistema OCB/PA, Júnior Serra, e pelo Gerente de Desenvolvimento de Cooperativas, Diego Andrade, a primeira reunião foi marcada pela criação da Câmara Temática Social, desenvolvida pela OCB Nacional, com objetivo de elaborar uma plataforma para desenvolver o relatório de impacto social para mensurar as ações das cooperativas brasileiras, fundamental para avaliar como as iniciativas das coops estão contribuindo para o desenvolvimento sustentável e atendendo aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Representando a ONU no encontro, Andrew Allimadi, Ponto Focal das Nações Unidas para Cooperativas, deu direcionamentos e possibilidades voltadas para potencializar a divulgação desse relatório, mostrando para a sociedade a importância das ações e como elas atendem a um ou mais ODS.

Foi realizada ainda a reunião da Câmara Técnica da COP, cujo objetivo é direcionado para debater ações focadas na presença do modelo de negócio no evento global. O Superintendente do Sistema, Júnior Serra, ressaltou a importância das cooperativas paraenses para a COP30.

“O cooperativismo paraense já desempenha um papel crucial que durante a COP 30 será reafirmado com a sua presença nas discussões sobre sustentabilidade, deixando um legado não apenas para a sociedade, mas para o mundo”, disse o Superintendente.

Também, durante a reunião, foram discutidos os próximos passos relacionados à COP, com destaque para a apresentação do programa do Observador da COP29 e o alinhamento de agendas estratégicas para a COP30.

Todas essas reuniões impactam diretamente em como o Sistema OCB/PA está se posicionando e trabalhando para a preparação das coops para a COP30. Em estágio de ajustes finais, o plano de ação para a COP30 e o manifesto de posicionamento da organização, serão lançados em breve, fortalecendo ainda mais o papel do cooperativismo na agenda global de sustentabilidade, o compromisso com as ODS e o desenvolvimento da sociedade.

O Sistema OCB/PA, Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado do Pará, é responsável pelo fomento e defesa do sistema cooperativista paraense, apresentando o cooperativismo como solução para um mundo mais justo, feliz, equilibrado e com melhores oportunidades para todos. Atualmente, 239 cooperativas estão registradas junto ao sistema, distribuídas entre os ramos do transporte, saúde, infraestrutura, crédito, consumo, agro e trabalho, bens e serviços.
Fonte: ASCOM/OCB/PA
COMPARTILHAR

guaranyjr

Guarany Jr Prof. de Graduação e Pós de Marketing ,Jornalismo e Propaganda, Jornalista, Comentarista, Consultor, Administrador, Palestrante - Belém - Pará.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo