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Vencedores do Prêmio Sebrae de Jornalismo serão conhecidos nesta quinta-feira (26)

No evento, que terá a participação do jornalista Caco Barcellos, reportagens de cinco categorias serão premiados

Os cinco vencedores estaduais da 11ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo serão conhecidos na noite de quinta, 26, no One Hall Eventos, quando os trabalhos que mais se destacaram e passaram para a etapa regional do concurso serão divulgados.

Serão quatro categorias – texto, vídeo, áudio e fotojornalismo e a categoria especial Jornalismo Universitário, uma novidade dessa edição do prêmio. Os finalistas são trabalhos da TV Cultura do Pará, Amazônia Vox, Jornal O Liberal, Correio de Carajás, Rádio Cultura FM, Diário Online, TV Liberal, Portal Correio de Carajás, Folha de São Paulo/Pará, Rádio 99 FM e Estadão. Na categoria especial Jornalismo Universitário, o trabalho finalista foi da Universidade da Amazônia.

O tema central do concurso este ano foi “A contribuição dos pequenos negócios na transformação de realidades locais”. Dos 168 trabalhos inscritos no Pará, 13 são finalistas. “Estamos muito felizes com o desempenho dos jornalistas paraenses no PSJ, pois conseguimos avançar ainda mais nessa edição e superamos as expectativas”, comentou o diretor-superintendente do Sebrae no Pará, Rubens Magno ao se referir aos 168 trabalhos inscritos neste ano, 40 a mais do que no ano passado.

Na categoria Jornalismo em Texto, concorrem os trabalhos “Welcome COP-30: a vez do barqueiro falar com o turista?”, publicado no Diário Online; “Muito além do açaí: Como o chocolate produzido localmente está sendo uma alternativa à monocultura, da Amazônia Vox e “Doce, lucrativo e sustentável”, do Correio de Carajás, de Marabá.

Na categoria Jornalismo em Vídeo, disputam a etapa paraense do concurso os trabalhos “É do Pará: Cupuaçu, a fruta amazônica amada em todo lugar”, da Tv Liberal; “Farinha de Bragança: alimento e empreendedorismo na Amazônia” e “Encauchados: Empreendedorismo social que trabalha o desenvolvimento comunitário e a inovação com foco na preservação da Amazônia”, ambos da TV Cultura do Pará.

Também estão no páreo, na categoria Jornalismo em Áudio, as reportagens “Empreendedorismo Periférico”, da Rádio Cultura FM, “Do pilão à fábrica de chocolate: o crédito fez diferença para Lari Ribeiro”, do Portal Correio de Carajás e “O ouro do caroço que une histórias de esperança de sucesso também no mercado do biocosmético”, da Rádio 99 FM.

Já a disputa na categoria Fotojornalismo está entre os fotógrafos Alessandro Falco, com o trabalho Belém food culture, publicado no Estadão; Marx Vasconcelos, com o trabalho “Conservação ambiental e tecnologia são estratégias de comunidades indígenas empreendedoras” da Folha de São Paulo e Wagner Santana, que concorre com o trabalho “Da venda no ônibus até o sustento de 40 famílias”, do Jornal O Liberal.

Na categoria especial Jornalismo Universitário, criada este ano para reconhecer a produção de estudantes para veículos laboratório de universidades, o trabalho finalista ficou com a Universidade da Amazônia.

Os representantes dos trabalhos vencedores da etapa paraense do PSJ receberão Iphones, troféus e certificados. Os primeiros colocados de cada categoria concorrem na fase regional, que classificará os finalistas para a final nacional, realizada em Brasília.

Sobre o PSJ

O Prêmio Sebrae de Jornalismo (PSJ) é um concurso instituído pelo Sebrae, que se tornou referência no fomento do jornalismo sobre empreendedorismo no Brasil. A iniciativa tem o objetivo de reconhecer e prestigiar as melhores reportagens sobre o universo do empreendedorismo veiculadas em diferentes canais da imprensa brasileira.

A 11ª edição do PSJ teve um recorde de trabalhos inscritos (3.076), superando em 62% o número de inscrições no ano passado. O Pará totalizou 168 trabalhos inscritos, superando em 17% o número de projetos inscritos no concurso em 2023.

Capacitação para Jornalistas paraenses

Outra novidade deste ano é a realização do Engage Expert, curso promovido pelo Sebrae no Pará em parceria com a ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing para os jornalistas paraenses. A inédita iniciativa faz parte de várias ações que o Sebrae promove junto à categoria para celebrar a 11ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo.

Os cinco módulos do curso são totalmente gratuitos e todos os que participarem receberão certificados da renomada instituição de ensino. “Nossa intenção é auxiliar os profissionais na cobertura de grandes eventos internacionais, como a COP30, aprimorar o relacionamento com os jornalistas, visando pautas com temática no empreendedorismo e sustentabilidade e fortalecer o Prêmio Sebrae de Jornalismo, oferecendo aos inscritos um curso exclusivo da ESPM”, reforça Rubens Magno.

A capacitação pretende fornecer aos jornalistas as ferramentas essenciais para cobrir a COP30 e produzir conteúdo de qualidade sobre mudanças climáticas. O curso ocorre em formato híbrido, com aulas online e presenciais, adotando uma metodologia colaborativa e participativa. O programa foi dividido em módulos temáticos, totalizando 14 horas de capacitação.

Os dois últimos módulos do curso que vão ocorrer na manhã e tarde desta quinta são “Mudanças climáticas, COP30 e o papel do Brasil na governança ambiental internacional” e “Dúvidas, aprendizados, encerramento do curso e entrega de certificados”, com o professor Edson Capoano.

Fonte: Assessoria por Brunno Magno

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guaranyjr

Guarany Jr Prof. de Graduação e Pós de Marketing ,Jornalismo e Propaganda, Jornalista, Comentarista, Consultor, Administrador, Palestrante - Belém - Pará.

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