IGEPPS amplia atendimento a beneficiários no interior do Estado
Unidades móveis percorrem municípios distantes da capital e das cidades polos ofertando serviços previdenciários a segurados civis e militares
O Instituto de Gestão Previdenciária e Proteção Social do Estado (IGEPPS) atendeu, só neste mês de setembro, mais de 3.700 segurados que moram no interior paraense. O serviço aconteceu por meio de unidades móveis. Considerando apenas os nove meses deste ano, o projeto IGEPPS Itinerante superou os resultados de 2023, quando foram realizados 3.329 atendimentos em mais de 40 municípios.
A professora Lindalva Silva, de 70 anos, foi uma das beneficiadas com a prestação de serviços volante, modalidade implantada pelo IGEPPS, em 2021. A aposentada aproveitou a presença da unidade móvel em Rondo do Pará, na região Rio Capim, para resolver questões previdenciárias.
“Procurei a unidade móvel para tirar algumas dúvidas sobre a minha aposentadoria. Ir para Belém sempre foi difícil para mim, que sou idosa, e tenho problemas de locomoção. Agora, o atendimento é perto da minha casa e, aqui, além de resolver o meu problema, toda estrutura oferecida é ampla e confortável”, disse a beneficiária.
Há três anos, o projeto IGEPPS Itinerante percorre o interior paraense garantindo o acesso dos segurados aos serviços oferecidos pelo órgão previdenciário. Até as cidades mais distantes são contempladas. Em agosto, os caminhões estiveram nos municípios de Terra Santa e Faro, que ficam a mais de 800 quilômetros de distância, em linha reta, de Belém, já na divisa com o estado do Amazonas. O trajeto incluiu vias terrestres e fluviais, para alcançar os beneficiários dos centros urbanos e comunidades ribeirinhas daquela região do extremo oeste do Pará. As unidades móveis são o elo entre o IGEPPS e os segurados que moram nas cidades que não possuem agência do órgão.
“O roteiro dos caminhões é definido sempre no início de cada ano, levando em consideração a quantidade de segurados em cada região. Quando chegamos às localidades mais distantes, sentimos a satisfação dos beneficiários que, antes, precisavam se deslocar para cidades [polos] vizinhas para receber atendimento, o que gerava custos [pessoais] relativamente altos”, disse Laura Lobo, gerente de suporte administrativo do Instituto e responsável pela operacionalização do serviço itinerante.
A descentralização dos serviços foi intensificada pela gestão do Instituto, que implantou o serviço móvel, mesmo após a conclusão do plano de expansão, finalizado em fevereiro, com a entrega da agência do IGEPPS em Paragominas. As cidades de Castanhal, Abaetetuba, Capanema, na região Nordeste; Marabá, no sudeste; e Altamira e Santarém, no oeste paraense, também possuem agência do órgão, totalizando 7 unidades de atendimento no interior do Estado.
“Quando assumimos a gestão do IGEPPS em 2020, verificamos que havia uma carência no atendimento aos beneficiários, tanto civis quanto militares, residentes em municípios distantes de Belém e das cidades polos onde o Instituto não possuía agência. Como solução, atuamos em duas frentes, com o apoio do governador Helder: instalamos novas agências no interior e reformamos aquelas existentes, ampliando a cesta de serviços. E criamos o projeto itinerante, com unidades móveis que percorrem os municípios mais distantes, com a mesma qualidade no atendimento que se presta na sede do órgão na capital”, informou o presidente do Instituto, Giussepp Mendes.
As unidades móveis contam, também, com uma equipe da Diretoria de Proteção Social Militar (DPSM) para o atendimento aos militares. Os serviços mais procurados são consulta processual de reserva e reforma, pensão, declaração de tempo usado na inatividade (documento importante para o requerimento da reserva), além de revisão e exclusão de dependentes. Foram quase mil atendimentos só este ano.
“As unidades itinerantes do IGEPPS são uma excelente iniciativa para facilitar o acesso dos militares, tanto policiais quanto bombeiros, a serviços administrativos e consultivos essenciais. A descentralização desses atendimentos é fundamental para garantir que os militares e seus dependentes possam resolver questões relacionadas à carreira e aos benefícios de forma mais prática, sem a necessidade de deslocamento até a sede, em Belém”, destaca o diretor da DPSM, coronel PM Carlos Dória Santos.
Dos quase 56 mil beneficiários do IGEPPS, mais de 15 mil são militares e pensionistas militares, presentes praticamente em todos os 144 municípios paraenses. A oferta de serviços específicos à categoria preenche uma lacuna que faltava no atendimento do IGEPPS no interior do Estado.
Os beneficiários da previdência estadual podem consultar o calendário de visita das unidades móveis aos municípios no site www.igepps.pa.gov.br/ e nas redes sociais do órgão.
Locais de Atendimento
IGEPPS Belém
Av. Alcindo Cacela, 1962, bairro Nazaré
IGEPPS Abaetetuba
Rua Lauro Sodré, bairro Centro
IGEPPS Castanhal
Rua Marechal Deodoro, 253, bairro Ianetama
IGEPPS Capanema
Passagem 09 de Junho, nº 8, bairro Centro
IGEPPS Paragominas
Rua Bernardo Sayão, n°147, bairro Célio Miranda
IGEPPS Marabá
Avenida Tocantins, 114, bairro Novo Horizonte
IGEPPS Santarém
Avenida Curuá Uma, 359, bairro Prainha Santa Clara
IGEPPS Altamira
Travessa Raymundo de Paula Marques, 269, bairro Centro
Por Cácia Medeiros (IGEPPS)
Fonte: Agência Pará