Artesãos paraenses levam cultura paraense à Feira do Artesanato do Espírito Santo, até domingo, 22
Biojoias amazônicas e artesanato paraense estarão entre os produtos expostos no evento, que será realizado em Vitória (ES)
Os produtos da economia criativa de três artesãos paraenses como biojoias amazônicas, artefatos em miriti e peças religiosas em cerâmica, estarão disponíveis ao público capixaba que visitar a 12ª edição da Feira Nacional do Artesanato do Espírito Santo, a ArteSanto, que será realizada até domingo (22), na Praça do Papa, em Vitória. Considerada a maior feira de artesanato na região, o evento deve receber um público de cerca de 45 mil visitantes.
Durante os 10 dias de evento, os microempreendedores paraenses, com o apoio do Sebrae no Pará, terão a oportunidade de expor e comercializar suas peças, além de fazerem networking com o público de todo o Brasil. A expectativa do Sebrae/PA é gerar um faturamento de R$ 15 mil para os artesãos paraenses.
“Além disso, nossos expositores paraenses terão a oportunidade de divulgar a cultura do Estado, com vistas para as oportunidades geradas aos micros e pequenos negócios em decorrência da realização da COP 30”, destaca Alessandra Lobo, analista técnica do Sebrae no Pará, que vai acompanhar os artesãos no evento.
A artesã Silvia Cristiane Pereira, criadora da marca Cris Art’s, que produz artesanato em biscuit inspirados na cultura do Boi de Máscaras de São Caetano de Odivelas, vai levar 350 peças à feira. São pinturas em telas e miniaturas de personagens marcantes que permeiam o folclore do município como os Mascarados, os Cabeçudos e o Boi Faceiro.
“Quero conquistar e encantar as pessoas para que elas possam ter vontade de conhecer São Caetano de Odivelas e vivenciar nossa rica cultura daqui. A feira será uma ótima oportunidade para vender meus produtos e mostrar um pouco do meu conhecimento, da minha cultura paraense, quero deixar as pessoas apaixonadas com meu trabalho”, diz a artesã, que reside em São Caetano de Odivelas, nordeste paraense.
Na feira, o público vai conferir ainda biojoias amazônicas e acessórios voltados para cultura paraense, além de peças religiosas do Círio de Nazaré, produzidas pelo artesão Tiago Elarrat, da marca Casa Belém Acessórios, que vai expor cerca de 700 produtos. Serão colares, brincos e cordões feitos a partir de materiais como fios, fibras e sementes encontradas na Amazônia.
“Fiz uma pesquisa de mercado assim que fui convidado pelo Sebrae para participar da feira, então a nossa produção será voltada para produtos relacionados a cultura do Estado. Vamos levar uma coleção de peças do Círio de Nazaré, além das biojoias, que são nossos principais produtos. Então, nossa maior expectativa é vender todas as peças, além de abrir mercado para o sudeste do País, já que a feira está entre as 10 maiores de artesanato do Brasil”, ressalta Tiago.
As criações do artesão paraense Helder Ferreira também deverão atrair a atenção dos visitantes capixabas. Produzidos de forma sustentável, o público conhecerá o artesanato paraense ecológico na produção de bonecas de garrafas recicladas, blocos de anotações, embalagens feitas a partir de miriti, além de ecobags com pintura marajoara. Serão cerca de 600 peças pensadas para o público do sudeste, que retratam a versatilidade da marca Vida Caboca.
“Minha expectativa é conseguir faturar cerca de R$10 mil com minhas peças, mas também divulgar o trabalho desenvolvido por mim e pelas pessoas ligadas direta e indiretamente, e que contribuem para o artesanato amazônico se potencializar. Além disso, quero fazer contato com possíveis clientes ou parceiros de outros estados e proporcionar o fomento dos nossos produtos ao restante do país”, explica Helder Ferreira.
A 12ª edição da ArteSanto será realizada até domingo (22), na Praça do Papa, em Vitória (ES), e reunirá mais de de 600 artesãos de todo o Brasil, que vão compartilhar suas criações para cerca de 45 mil visitantes, com entrada franca. Até o momento, empreendedores de 18 estados estão confirmados no evento, que será realizado em uma área de cinco mil metros quadrados.
Horários:
– Segundas às sextas-feiras, das 17:30 às 22h
– Sábados e domingos, das 14h às 22h (no último domingo, a feira encerra às 20h).
Fonte: Agência Sebrae de Noticias Pará