Treinamento atualiza trabalhadores da saúde de Belém sobre o aplicativo Saúde Belém Digital
A Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma) promove uma série de capacitações para orientar os profissionais de saúde da rede municipal sobre o aplicativo Saúde Belém Digital. O objetivo é garantir que os servidores que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) compreendam plenamente as funcionalidades do app e sua importância na inovação tecnológica voltada para a saúde.
A formação começou na última sexta-feira, 13, com a presença de mais de 80 gerentes das unidades básicas de saúde, coordenadores distritais e coordenações de equipes de saúde da família, que se reuniram no auditório do Centro Universitário da Amazônia (Uniesamaz), no bairro da Campina. O treinamento foi conduzido pelo Secretário de Saúde, Pedro Anaisse, que enfatizou a importância do aplicativo para melhorar o atendimento à população.
“Tivemos a oportunidade de apresentar o aplicativo Saúde Belém Digital, detalhando toda a sua estrutura, funcionamento e o que está disponível para a população. Este momento de formação digital é fundamental para ampliarmos o número de habilitações no app e melhorarmos o acesso aos serviços de saúde”, afirmou Anaisse.
O Saúde Belém Digital permite que moradores de Belém, cadastrados nas Unidades Básicas de Saúde, realizem teleconsultas e teleorientações médicas para casos leves diretamente pelo celular, sem a necessidade de enfrentar filas. O serviço é gratuito pelo SUS municipal e não consome os créditos do celular do usuário.
O aplicativo oferece teleconsultas e teleorientaçõescom médicos de família e comunidade e teleatendimentos com uma equipe multiprofissional composta por psicólogos, nutricionistas e educadores físicos, disponíveis todos os dias da semana, em horário comercial. “O objetivo é proporcionar um acesso simplificado e humanizado à saúde, funcionando 24 horas por dia, sete dias por semana. A gratuidade e a não utilização de créditos do celular reforçam o compromisso com a acessibilidade do serviço”, destacou Anaisse.
Nesta segunda-feira, 16 de setembro, a capacitação continua com a formação de 400 agentes de combate às endemias (ACES). A equipe técnica da Sesma oferece orientações detalhadas para que os profissionais também possam atuar como multiplicadores de informações sobre o aplicativo, no seu trabalho diário com a comunidade.
Com essas iniciativas, a Secretaria Municipal de Saúde visa fortalecer a cobertura do Saúde Belém Digital, garantindo que mais cidadãos possam se beneficiar desta tecnologia inovadora, facilitando o acesso a serviços de saúde e reduzindo a demanda nas unidades de emergência.
O Saúde Belém Digital, lançado oficialmente para os moradores da capital paraense no dia 28 de agosto, tem se mostrado um sucesso no atendimento à população. Desde seu lançamento, o aplicativo já realizou mais de 5.800 teleatendimentos, abrangendo uma ampla faixa etária, desde crianças até idosos. Esta primeira fase do projeto está disponível para aproximadamente 680 mil belenenses maiores de 18 anos e seus dependentes, todos cadastrados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), através dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS).
Para aqueles que ainda não estão cadastrados na rede pública, o Saúde Belém Digital oferece um período inicial de 90 dias de teleorientação e teleconsulta. Durante este período, os usuários devem procurar uma UBS próxima de sua residência para realizar ou atualizar seu cadastro e garantir a continuidade no uso do serviço.
Expansão – A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) tem como meta expandir o acesso ao Saúde Belém Digital para toda a população de Belém até 2025. A iniciativa visa não apenas proporcionar um atendimento mais ágil e acessível, mas também modernizar e ampliar o alcance dos serviços de saúde na cidade.
O Saúde Belém Digital oferece diversas formas de acesso para facilitar o uso. Para quem utiliza aparelhos Android, o processo é simples: basta buscar o aplicativo “Saúde Belém Digital” na Google Play Store, baixá-lo e seguir o rápido e prático processo de habilitação.
Para usuários de outros dispositivos, a recomendação é acessar o portal, através de qualquer navegador web e procurar por “Saúde Belém Digital”. Outra opção conveniente é usar a câmera do celular para escanear o QR Code disponível nas unidades básicas de saúde e apresentado pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) durante as visitas domiciliares.
Fonte: Agência Belém