Estudantes atendidos pela UsiPaz Icuí-Guajará visitam prédios do Governo do Estado, em Belém
A iniciativa do Projeto 'Cultura e Cidadania' fortalece valores de cidadania e transmitir às novas gerações a cultura da democracia e o respeito às instituições públicas
Estudantes atendidos pela Usina da Paz Prof. Amintas Pinheiro, localizada no bairro Icuí-Guajará, em Ananindeua, participaram, nesta terça-feira (17), de mais uma etapa do projeto “Cultura e Cidadania”, desenvolvido pelo Governo do Estado por meio das secretarias de Cultura (Secult) e Articulação da Cidadania (SEAC). A ação educativa tem como objetivo fortalecer valores de cidadania e transmitir às novas gerações a cultura da democracia e o respeito às instituições públicas.
Ao longo da manhã, cerca de 15 estudantes, atendidos na UsiPaz por meio do programa “Escola da Vida”, tiveram a oportunidade de visitar prédios do complexo administrativo estadual, na capital paraense, como o Batalhão de Ações com Cães (BAC), o Espaço COP 30, que reúne os coordenadores de ações relacionadas à Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças de Clima, que será realizada em novembro de 2025, além do Palácio dos Despachos, onde foram recebidos pelo Governador do Estado, Helder Barbalho.
“As Usinas da Paz têm dado oportunidades para crianças, jovens, adultos e idosos. É a segunda casa dos bairros e das comunidades. Um local que oferece um leque de oportunidades, feito com carinho para mostrarmos que é possível ter qualidade, independente de onde está localizado. Que estes estudantes possam aproveitar as oportunidades para evoluírem e acharem suas vocações. O que queremos é transformar a realidade da vida deles e estimular os seus sonhos”, destacou o governador Helder Barbalho.
Na oportunidade, os participantes também puderam conhecer o gabinete onde trabalha a vice-governadora do Pará, Hana Ghassan. “Seguimos trabalhando para melhorar a vida das pessoas e para que nossos jovens tenham cada dia mais oportunidades, reforçando que a grande oportunidade é o estudo. O que vocês têm hoje não define o que serão amanhã, então força no estudo”, declarou a vice-governadora do Pará.
Aprendizados – O estudante Rickelme de Andrade foi um dos participantes da visita aos prédios do Governo. Para ele, foi muito importante sanar as curiosidades e garantir aprendizados sobre o Pará. “Eu não sabia que este prédio era tão grande assim. O que mais eu gostei foi por terem nos apresentado a diversidade de cultura que a gente tem no Estado do Pará, como alimentos, danças e festivais. Eu acho muito importante essa parte de diversidade de cultura e gostei bastante”, disse.
Veja no video, o que diz Maria Luiza.
Já a estudante Maria Luiza Pereira ficou encantada por conhecer o Batalhão de Ações com Cães, da Polícia Militar. “Eu tinha bastante curiosidade de conhecer esse espaço. Amei o trabalho feito com os cães, pois sou apaixonada por cachorros. Estou gostando muito da visita. Está sendo muito bom ter essa oportunidade de conhecer o trabalho do Governo”, declarou.
Veja no video, o quie diz o sargento.
Para o sargento do Corpo de Bombeiros Militar do Pará, Afonso Lira, esta é uma oportunidade ímpar para garantir aprendizados aos estudantes. “Por meio do programa Escola da Vida, nós buscamos promover aprendizados e vivências a estes estudantes. Hoje, estamos tendo a oportunidade de conhecer todo o complexo do governo, incluindo a parte do canil, a parte militar e também o Palácio dos Despachos. É possível ver na fisionomia destes jovens a alegria de estarem aqui. Nosso objetivo é garantir um futuro melhor a todos eles”.
Veja no video, o que diz a secretária.
Próximas Etapas – De acordo com a secretária Elieth de Fátima Braga, titular da Secretaria de Articulação da Cidadania, grupos de estudantes atendidos pelas demais Usinas localizadas na Região Metropolitana de Belém também vão participar das visitas nas próximas etapas do programa “Cultura e Cidadania”.
“Esta é uma vivência diferenciada. Um momento especial para estes jovens estudantes terem contato com os dirigentes máximos do nosso Estado. Um momento de muita emoção, com certeza, para todos nós que recebemos e para eles que estão participando. Em breve nós vamos ter grupos de outras Usinas visitando e conhecendo as instalações do Palácio de Governo”, finalizou.
Por Matheus Rocha (SEAC)
Fonte: Agência Pará