Governo do Estado eleva padrão educacional paraense com investimentos em escolas, creches e políticas públicas
Construção e reconstrução de novas escolhas e creches, acesso à internet nas unidades e programas como Alfabetiza Pará e Bora Estudar são ações que garantiram o Pará na sexta posição no ranking do IDEB
A educação é um dos principais pilares da base do desenvolvimento socioeconômico do Pará. Ciente isso, o Governo do Estado, desde 2019, não poupa esforços para estimular professores e alunos nas salas de aulas, além de investir na construção e reconstrução de escolas e creches, para o bem-estar das gerações atuais e futuras.
Com investimentos que superam R$ 800 milhões, a educação pública do Pará registrou um dos marcos mais significativos do país: a notável ascensão no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), saindo do 26º lugar para a 6ª colocação no ranking dos estados brasileiros com melhor desempenho.
“É um resultado fruto de um esforço coletivo, fruto de um trabalho, de milhares de pessoas que são anônimas, que não estão aqui no palco, mas [reconhecemos] também a importância de um professor, de um merendeiro, de um vigia, porque todos têm a participação direta e indireta neste resultado. Este não é um resultado de uma escola, é o resultado da soma de todas as escolas que geram uma média”, destacou o governador Helder Barbalho no dia da divulgação da nota do IDEB, em agosto deste ano.
Este avanço é atribuído a uma série de reformas educacionais e investimentos em qualidade de ensino, formação de professores e infraestrutura escolar, como a disponibilidade de acesso à internet em todas as unidades escolares estaduais do estado, ressaltando uma política de longo prazo voltada para a excelência educacional.
Novas escolas – Desde 2019, o Governo do Pará já entregou 150 novas unidades e segue com obras em andamento de mais de 80, totalizando um investimento de quase R$ 400 milhões na educação pública paraense, conforme dados divulgados pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc).
Uma das entregas mais marcantes no mês de setembro foi A Escola Estadual Elaine Ismaelino. A unidade foi construída em 1991, pelo então governador Jader Barbalho, e 33 anos depois foi totalmente reconstruída, se tornando um dos exemplos de espaços educacionais. O prédio ganhou novos espaços, entre eles, a sala de atendimento socioemocional, laboratório de informática, além da revitalização das cinco salas de aula, sala da coordenação pedagógica, sala de leitura, sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE), bloco de banheiros, recreio e quadra coberta, direção, cozinha com depósito, acessibilidade e internet.
“Devo confessar que me dá um saudosismo especial aqui, poder ver a placa de quando meu pai, em 1991, entregou essa escola aqui para o Paar. Poder voltar aqui 33 anos depois e entregar essa escola reconstruída é motivo de muita realização e de muita felicidade”, disse Helder.
“E poder voltar aqui, hoje, com uma escola reconstruída, bonita, com toda a condição de bem receber os alunos, na certeza de que isso vai estimular com que as mães, os pais, possam matricular os alunos e que os alunos tenham entusiasmo de vir pra cá, não apenas se matricular, mas concluir o ano letivo. Portanto, cumprindo a nossa meta e a nossa missão. Lembrando que aqui, além da reestruturação completa, reconstrução dos prédios, climatização das salas, quadra esportiva coberta, é uma nova realidade”, afirmou o governador do Pará, Helder Barbalho, durante a entrega da unidade.
Creches – Para a construção de uma Educação mais justa e sólida no Estado, a porta de entrada da criança na escola é por meio da creche. Por isso, o Governo do Pará lançou, em 2021, o inédito e maior programa de educação infantil já feito no estado, o “Creches por Todo o Pará”. O programa tem a missão de beneficiar cerca de 30 mil famílias, especialmente mães em situação de vulnerabilidade social. As unidades de educação infantil permitem o desenvolvimento educacional de crianças de 0 a 5 anos.
No município de Oriximiná, no oeste paraense, o Governo do Pará entregou mais uma unidade, que vai atender 200 crianças de 0 a 5 anos. O espaço dispõe de nove salas de aula, uma sala multiuso, nove banheiros, dois vestiários, secretaria, coordenação, sala dos professores, copa/cozinha, despensa, área de serviço, lactário, berçário, trocador, depósito de material de limpeza, área externa, solário, espaço de convivência com quadra coberta, parquinho, jardim, banho externo e horta.
Para a vice-governadora Hana Ghassan, que acompanha a execução do Programa, criar condições para que mães em situação de vulnerabilidade possam deixar seus filhos em um local seguro e com educação de qualidade é extremamente recompensador e primordial para o Governo do Estado.
“Como mãe, fico muito feliz de estar em Oriximiná trazendo mais uma unidade do ‘Creches por Todo o Pará’. É uma obra importante para as mães, para as nossas crianças, porque garante um local seguro no início do processo de aprendizagem. Uma creche pode mudar a vida das mães, que assim podem trabalhar, estudar e fazer suas atividades diárias sabendo que seus filhos estão em segurança”, destacou a vice-governadora do Pará.
Governo vai entregar mais seis creches no segundo semestre de 2024, beneficiando famílias em quatro regiões de integração: Guajará, Guamá, Rio Capim e Baixo Amazonas.
Políticas públicas – Além dos investimentos estruturais e mudanças nos conteúdos acadêmicos, o Governo do Estado também se preocupa com a alfabetização das crianças e acredita que o incentivo à leitura desempenha um papel fundamental no processo de aprendizagem.
Com o Programa Alfabetiza Pará, o número de leitores nas escolas públicas dobrou. No início de 2023, apenas 18% dos estudantes do 2° ano do Ensino Fundamental em escolas da rede pública estadual e municipal, conseguiam ler fluentemente. Atualmente, com um ano do Programa Alfabetiza Pará, coordenado pela Seduc, o número já chegou a 47%.
“A estratégia para melhorar a Educação, passa por investimentos em infraestrutura para que nossas escolas tenham um melhor ambiente educacional, com climatização, melhora na merenda escolar e no transporte. Mas também é fundamental que em sala de aula tenhamos profissionais motivados e valorizados. Estamos trabalhando em uma série de investimentos para potencializar o ensino e aprendizagem, com materiais pedagógicos de apoio, como ‘Prepara Pará’, ‘Alfabetiza Pará’, o de ‘Educação Ambiental, Sustentabilidade e Clima’ e os do Tempo Integral, por exemplo. O Pará será referência em educação no Brasil”, afirma o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares.
E, para garantir o incentivo e reduzir a evasão escolar, no ano passado, o Governo do Estado anunciou o “Bora Estudar”, maior programa de reconhecimento de desempenho escolar para estudantes da rede estadual de ensino. O programa disponibiliza auxílio financeiro no valor de R$ 10 mil para, aproximadamente, 19 mil turmas, com a unidade escolar podendo optar por conceder o benefício para um ou até cinco estudantes da turma.
Atualmente, mais de 8,9 mil cheques foram entregues, totalizando um repasse superior a R$ 89 milhões aos estudantes que se destacaram com notas a partir de 900 pontos na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em 2023, ou que obtiveram melhor desempenho em sala de aula durante o ano letivo.
Valorização dos docentes – E com o peso de ser o responsável em passar todo o conhecimento das ciências presentes na estrutura do currículo escolar, o professor da rede estadual de ensino está entre os profissionais da educação pública mais bem remunerados do país, com salário médio de R$ 11.447,58.
O governador Helder Barbalho enviou, no início de fevereiro, o Projeto de Lei (PL) para a Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) para garantir o piso salarial do magistério para 2024. O Pará passou a pagar o novo valor inicial R$8.289,87, mais R$ 1.000,00 em vale-alimentação, a partir da data base, em 1º de abril de 2024.
Além disso, a Seduc realizou 3.674 novas contratações de professores na rede estadual no ano de 2023, buscando garantir a oferta educacional aos estudantes.
Para o professor Cláudio Freitas, todas as melhorias realizadas refletiram em um padrão de qualidade do ensino. “As crianças desfrutam de momentos de lazer em sala de aula, conseguimos integrar a questão de ensino com a parte de mídia. Tendo todo suporte para ministração das aulas. Os alunos têm vontade de vir para a aula e aprender, em um espaço acolhedor, e isso acaba por estimulá-los na aprendizagem, criatividade e raciocínio. Estamos em uma escola reformada, espaço maravilhoso, com todo apoio do governo, recursos e eu sou muito grato de ter chegado aqui e trabalhar com essas crianças”, afirmou.
Os investimentos na Educação do Pará reforçam o compromisso do Governo do Estado com a população em manter um padrão de qualidade no ensino público, garantindo o desenvolvimento acadêmico de crianças, adolescentes e jovens.