Cultura

Instituto Silvio Meira completa 11 anos de fundação realizando lançamentos e premiações

Na última semana do mês do seu aniversário, nos dias 23 a 25 de setembro, o Instituto realizará o seu V Congresso em Roma / Vaticano

O Instituto Silvio Meira (ISM), declarado de utilidade pública municipal e estadual, com sede em Belém e Lisboa, presidido pelo advogado e professor André Meira, completa, na próxima semana, aniversário de 11 anos da sua fundação.


A solenidade será realizada no dia 11 de setembro (quarta-feira), às 11h, no Salão Nobre do Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA), quando haverá a outorga do “Prêmio Silvio Meira” (a maior comenda do ISM) à Desembargadora Maria de Nazaré Silva Gouveia dos Santos, presidente do TJPA, e o lançamento da 5a edição da Revista Jurídica do Instituto (o Digesto), cujo tema central é “Direito Digital e Tecnologia”, homenageando o saudoso professor Luiz Paulo Malcher, um dos precursores da informática no Pará, como, também, o lançamento da reedição de “Fronteiras Sangrentas: Heróis do Amapá”, do professor Silvio Meira, pela Editora do Senado Federal.

No dia seguinte, 12 de setembro, o Instituto outorgará a 1a edição da “Comenda Maria Annunciada Chaves” à educadora Maria Betânia de Fidaldo Arroyo, na sessão solene de abertura do III Congresso da Universidade da Amazônia (UNAMA).
Na última semana do mês do seu aniversário, nos dias 23 a 25 de setembro, o Instituto realizará o seu V Congresso em Roma / Vaticano, levando, nesta edição, uma parceria com o Tribunal de Justiça (TJPA), Ministério Público (MPPA), Defensoria Pública (DPE) e ANOREG, com uma enorme comitiva de juristas paraenses e estrangeiros, discutindo os problemas do Direito de Família.

Em novembro, no dia 22, o ISM realizará, também, o I ISM WTO Forum Summit de Direito Empresarial, na Organização Mundial do Comércio (OMC), em Genebra, na Suíça. Ainda, em abril de 2024 o Instituto realizou o I Congresso Germano Brasileiro de Direito, em Frankfurt, Alemanha, na Universidade Goethe.

Com mais de 15 congressos no exterior e uma agenda extensa em Portugal, França, Alemanha, Itália e Suíça, além eventos espalhados pelo país, o Instituto consagra-se como uma grande instituição jurídica e cultural do Pará e do Brasil, com XVII Cátedras de Investigação Científica, cada qual com seu Boletim Jurídico, já tendo, também, reeditado 8 obras escritas pelo seu patrono.

Além do “Prêmio Silvio Meira” e da “Comenda Maria Annunciada Chaves”, alusiva ao nome e à memória de uma das maiores educadoras e mulher intelectual do Pará, o ISM é a única instituição jurídica do estado que outorga, anualmente, desde 2020, o “Prêmio Myrthes Gomes de Campos” à mulher advogada paraense, prêmio alusivo ao nome da verdadeira primeira advogada do Brasil, Myrthes, que lutou para bacharelar-se em direito, inscrever-se à época no IAB como advogada, batalhar para conquistar e defender um cliente perante o Tribunal do Rio de Janeiro, em uma época de muitos preconceitos.

Em 2025, o Instituto dedicará sua extensa agenda acadêmica à memória dos 30 anos de legado de Silvio e Arnaldo Meira, pai e filho, falecidos no mesmo ano, em 1995.

Fonte: Ascom/ISM

COMPARTILHAR

guaranyjr

Guarany Jr Prof. de Graduação e Pós de Marketing ,Jornalismo e Propaganda, Jornalista, Comentarista, Consultor, Administrador, Palestrante - Belém - Pará.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo