Vacinação contra a gripe registra movimento intenso em Belém neste sábado, 7 de Setembro
O feriado da Independência neste sábado, 7 de setembro, levou muitos moradores de Belém procurarem os postos de vacinação contra a gripe. Nos shoppings Pátio Belém e Bosque Grão Pará a busca pela vacina começou desde as primeiras horas de funcionamento.
Selma Castro, de 62 anos, foi uma das primeiras a garantir sua dose. “Aproveitei a folga e já me imunizei. Super rápido e de graça”, comemorou.
A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) garantiu a distribuição do imunizante em três pontos estratégicos neste sábado: nos shoppings Pátio Belém, Bosque Grão Pará e no Ver-o-Peso.
Maria do Socorro, de 75 anos, também não perdeu a oportunidade enquanto esteve com a família no shopping. “Esses serviços oferecidos nesses lugares (shoppings) facilitam o acesso às vacinas. Espero que a população compareça e se proteja contra a gripe antes da chegada das chuvas”, ressaltou.
Desde o ano passado, o Ministério da Saúde, em ação estratégica, promove a Campanha de Vacinação contra a Influenza nos estados da Região Norte antes do período das chuvas intensas, período conhecido como “inverno amazônico”. A medida visa garantir a proteção das pessoas da região.
A vacina contra a gripe segue as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para 2024 e protege contra três cepas do vírus.
Em Belém, a campanha tem como meta imunizar 90% dos grupos prioritários, totalizando aproximadamente 519.825 pessoas.
A coordenadora de imunizações da Sesma, Nazaré Athayde, destacou a importância dessas ações: “nós iremos promover, durante os próximos finais de semana, iniciativas como esta para mobilizar a população e garantir que todos se protejam. Nossa meta é alcançar 90% da população de Belém imunizada contra a gripe”.
Durante a semana, a vacina contra a influenza continua disponível em todas as salas de vacinação de Belém, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Público-alvo
Os grupos contemplados com a vacinação contra a gripe são crianças de 6 meses a menores de 6 anos, idosos, gestantes em qualquer fase da gravidez, puérperas até 45 dias após o parto, trabalhadores da saúde tanto dos serviços públicos, quanto privados, e professores da rede pública e privada. Também estão incluídos indígenas a partir dos 6 meses, pessoas em situação de rua, policiais civis, militares, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas.
Além desses grupos, o imunizante será oferecido a pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, motoristas e cobradores de transporte coletivo rodoviário, trabalhadores portuários, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.
App Saúde Belém Digital
Além da vacinação, a Sesma aproveitou a ocasião para divulgar o aplicativo “Saúde Belém Digital”. Agentes comunitários de saúde (ACS) estiveram nos pontos de vacinação orientando a população sobre como baixar e habilitar o aplicativo, que facilita o acesso a serviços de saúde digitais.
Para a professora Cíntia Brígido, “o app é fácil de baixar no celular e o retorno dos médicos é rápido. Já estou em contato com um clínico e uma nutricionista. Com certeza vou compartilhar essa inovação tecnológica a serviço da saúde com outras pessoas”.
O aplicativo oferece teleatendimento gratuito com médicos generalistas, disponíveis 24 horas por dia, além de consultas com nutricionistas, psicólogos e educadores físicos em horários específicos.
Francisco Ferreira, de 66 anos, baixou o app enquanto guardava para se vacinar e ficou entusiasmado: “Saber que tenho um médico 24h ao meu alcance é maravilhoso”.
Disponível, inicialmente, para 680 mil belenenses maiores de 18 anos e seus dependentes já cadastrados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), o “Saúde Belém Digital” oferece 90 dias de acesso gratuito para teleorientação e teleconsulta para quem ainda não possui cadastro nas UBSs. Após esse período, será necessário procurar uma UBS para regularizar o cadastro e continuar utilizando o serviço. A meta é que o aplicativo esteja disponível para toda a população até 2025.
Fonte: Agência Belém