Ministério das Cidades busca soluções baseadas na natureza para enfrentar mudanças climática
Seminário Internacional começou hoje em Brasília
Mitigar e adaptar as cidades às mudanças climáticas é o tema do 5º Seminário Internacional de Soluções Baseadas na Natureza (SbN), organizado pelos Ministérios das Cidades, do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE).
Segundo a representante do Ministério das Cidades, Cristiana Scorza, “a adaptação às mudanças climáticas é um dos principais desafios enfrentados pelas nossas cidades, e as soluções baseadas na natureza surgem como uma resposta para mitigar e adaptar as cidades às mudanças climáticas.”
Carlos Tomé, secretário Nacional de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, ressaltou a importância da integração de soluções baseadas na natureza para enfrentar desafios ambientais e promover o desenvolvimento sustentável. “Acredito que a integração de soluções baseadas na natureza é essencial para enfrentar desafios ambientais e promover um desenvolvimento sustentável. Nosso objetivo é contribuir com especialistas globais para implementar práticas inovadoras que preservem nossos recursos naturais, melhorando a qualidade de vida da população. Estamos comprometidos em construir um futuro mais verde e resiliente”, afirmou.
Rodolfo Moura, diretor do Departamento de Mitigação e Prevenção de Risco da Secretaria Nacional de Periferias do Ministério das Cidades (DPR – SNP), reforçou a importância das soluções baseadas na natureza para as periferias urbanas.
Moura enfatizou a necessidade de levar essa discussão para além das áreas centrais das cidades: “Essa discussão não pode acontecer apenas nas áreas centrais. Ela também precisa acontecer de forma real nas periferias.”
O seminário, que se estende até o dia 4 de setembro, aborda temas como a adaptação às mudanças climáticas, a prevenção de desastres naturais e a implementação de infraestruturas verdes e azuis nas cidades. A programação inclui palestras, painéis e oficinas. Nos dias 4 e 5, também será realizada a 8ª Oficina do Processo Participativo do Programa Cidades Verdes Resilientes (PCVR), que abordará o encerramento e a governança do ciclo de participação para a implementação do programa.
A realização conjunta desses eventos reforça o compromisso do Governo Federal com a sustentabilidade, destacando a importância de um esforço integrado entre diferentes ministérios e órgãos para enfrentar os desafios urbanos e construir cidades mais resilientes e sustentáveis para o futuro.
Fonte: Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades