Governador Helder Barbalho e o ministro das Cidades, Jader Filho, assinam acordo para ampliar o acesso da população às políticas habitacionais
Veja, no vídeo da Agência Pará, sobre o acordo
O Governo do Pará firmou, na manhã desta segunda-feira (2), um convênio com o governo federal visando ampliar o acesso à moradia digna para a população, ao consolidar a parceria entre os programas habitacionais “Sua Casa”, do governo estadual, e “Minha Casa, Minha Vida”, mantido pela União. A assinatura do convênio ocorreu no Palácio do Governo, em Belém.
“Com este acordo nós temos convicção de que o número de pessoas que estarão sendo contempladas pelo programa será ampliado, permitindo uma unidade habitacional de melhor qualidade, com justiça social para a população e, por outro lado, uma mensagem à construção civil, já que com este suporte, com este subsídio, nós estaremos garantindo uma maior aderência, um maior nível de interesse por parte das empresas que estão construindo os conjuntos habitacionais, o que gira o mercado da construção civil e da geração de emprego a partir da construção civil”, disse o governador Helder Barbalho.
Regulamentado pelo Decreto n° 4.156, de 29 de agosto de 2024, o acordo firma uma parceria entre a Caixa Econômica Federal e o Banco do Estado do Pará (Banpará) para garantir a adesão do programa estadual “Sua Casa” ao programa federal “Minha Casa, Minha Vida”, possibilitando mais recursos para a população financiar seus imóveis.
Subsídio – “O governo do Estado passa a se responsabilizar com o subsídio de R$ 20 mil por unidade habitacional do ‘Minha Casa, Minha Vida’ para famílias de até 4 salários mínimos, e R$ 15 mil para famílias de até 7 salários mínimos”, detalhou o governador do Pará.
“As famílias têm o dinheiro para pagar a parcela do ‘Minha Casa, Minha Vida’ porque a parcela, às vezes, é menor do que as famílias já pagam de aluguel. Essas famílias não conseguem ter o dinheiro da entrada; esse é o problema. Com essa união que nós estamos fazendo aqui, vamos poder facilitar o acesso ao benefício”, informou o ministro das Cidades, Jader Filho.
“Através deste ato estamos beneficiando a vida de milhões de paraenses. Mais pessoas poderão ter acesso ao programa e a uma moradia digna”, disse a vice-governadora do Pará, Hana Ghassan.
Fonte: Agência Pará