Betânia Fidalgo Arroyo lança Maria, Maria(s) – Autoetnografia de uma Mulher na Gestão da Educação Superior
Betânia Fidalgo utiliza sua própria trajetória acadêmica e de gestão em instituições de ensino superior privadas como objeto de análise
A escritora, imortal da Academia Paraense de Letras e reitora da Universidade da Amazônia (UNAMA), Maria Betânia de Carvalho Fidalgo Arroyo, lança seu mais novo livro, intitulado Maria, Maria(s): Autoetnografia de uma Mulher na Educação Superior. A obra, derivada de sua tese de doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Administração (PPAD) da UNAMA, propõe uma reflexão profunda sobre a posição da mulher na gestão educacional, abordando facetas da cultura organizacional e o papel da figura feminina no desenvolvimento de competências de gestão.
Betânia Fidalgo utiliza sua própria trajetória acadêmica e de gestão em instituições de ensino superior privadas como objeto de análise, proporcionando um relato íntimo e ao mesmo tempo abrangente sobre os desafios e conquistas de uma mulher em um ambiente tradicionalmente dominado por homens. O livro, adaptado para uma linguagem acessível, busca alcançar um público amplo, além do acadêmico, e é pontuado como as mulheres devem enfrentar os desafios impostos a elas para alcançar posições de destaque, que exigem não apenas competência e responsabilidade, mas também criatividade e espírito inovador.
Em um mundo ainda dominado por estruturas patriarcais, esta narrativa destaca a importância de impor talento e perseverança, desafiando diariamente as barreiras sociais. É uma reflexão sobre a renovação necessária para que as mulheres conquistem o êxito profissional e a realização pessoal que merecem.
Essa versão enfatiza sua posição e contribuições, enquanto destaca a relevância e profundidade do livro de maneira mais envolvente
Com uma carreira marcada por passagens em importantes instituições de ensino e cargos de gestão, Betânia Fidalgo traz em sua obra uma contribuição valiosa para o debate sobre a representatividade feminina nas altas funções de liderança. O livro também destaca a importância de uma visão humanística e sensível na gestão organizacional, atributos que ela identifica como diferenciais femininos na construção de uma cultura organizacional inclusiva e inovadora.
O Livro é lançamento da Editora Unama e tem o apoio da FIEPA, na figura presidente Alex Carvalho, do IEL, representado por Carlos Auad e da Academia Paraense de Letras – APL.
Serviço:
Lançamento do livro: Maria, Maria(s): Autoetnografia de uma Mulher na Educação Superior
Autora: Maria Betânia Fidalgo Arroyo
Data: 18 de setembro de 2024
Horário: 17 horas
Local: Foyer do Auditório David Mufarrej, UNAMA Alcindo Cacela
OBS: A verba arrecadada com a venda dos livros será doada para associações das comunidades ribeirinhas de Belém.
Fonte: Ascom/Unama